28.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

OAB estuda mudanças no Exame de Ordem com conteúdos de conciliação

Educação – 21/02/2013 – 16:02

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) confirmou que vai estudar mudanças no conteúdo do Exame de Ordem com a inclusão de questões sobre mediação, conciliação e arbitragem nas provas. O pedido para que esses temas sejam cobrados no exame foi feita pelo secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, em reunião com o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, na quarta-feira.

Segundo Caetano, o objetivo é divulgar esses meios alternativos de composição de litígios entre os advogados. A ideia é que os conteúdos também sejam inseridos nas provas de concurso para magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia pública.

O presidente da OAB disse que vai encaminhar o pleito à Coordenação Nacional do Exame de Ordem, para um estudo de viabilidade de implantação do novo conteúdo. Atualmente, na primeira fase do exame o candidato precisa responder a 80 questões objetivas sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já na segunda fase, os candidatos devem redigir uma peça profissional e responder a quatro questões sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e seu correspondente direito processual.

A prova da OAB pode ser prestada por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, e os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...

Redes sociais afetam emocionalmente meninas mais do que meninos, diz pesquisa

Um estudo publicado na Revista de Comunicación revelou que adolescentes, especialmente meninas, estão mais vulneráveis aos efeitos emocionais do uso frequente de redes sociais...