21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

FETEMS e Governo debatem sobre número de vagas de concurso

Educação – 19/02/2013 – 16:02

No início da tarde desta segunda-feira (18) a direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mao Grosso do Sul) esteve reunida com o governador, André Puccinelli, a secretária de educação do Estado, Nilene Badeca, a secretária de administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos e o representante da Casa Civil, Carlos de Marchi, para debater questões sobre o concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino que terá edital lançado na próxima semana.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, entre os assuntos debatidos estava à quantidade de vagas que serão ofertadas no concurso público dos professores. “Nossa luta é para que o concurso tenha no mínimo 1.200 vagas, para suprir o déficit de profissionais que deveriam ter sido efetivados no ano passado, neste ano, além de contratações referentes a 2013”, afirma.

Roberto Botareli disse que este ano a prova do concurso será regionalizada, não somente em Campo Grande como nos concursos anteriores. “Essa é uma das principais solicitações da categoria, pois isso facilita muito o acesso ao concurso, portanto reivindicamos e conseguimos que a prova seja realizada além de Campo Grande, em Dourados, Naviraí e Três Lagoas”, disse.

Além disso, o presidente da FETEMS explicou que na próxima quinta-feira (21) a FETEMS já convocou um Conselho de Presidentes, com os dirigentes sindicais dos 72 sindicatos afiliados a Federação para debater as questões relacionadas ao concurso público e outras bandeiras de luta da categoria como o Piso Salarial Nacional. O edital do concurso do magisério estadual está programado para ser publicado até esta data.

Representaram a Federação na reunião o presidente, Roberto Botareli, o secretário de finanças, Jaime Teixeira, o secretário de políticas municipais, Ademar Plácido da Rosa e secretária dos administrativos em educação, Idalina Silva.

 

Concurso

Para participar é necessário ter nível superior. Aqueles que possuem especialização, mestrado e doutorado obterão mais pontos.

Na prova, disciplinas específicas terão peso seis, português terá peso dois e o restante das questões, peso um. Para ser aprovado será necessário acertar pelo menos 50% da prova específica e não zerar nenhuma das demais disciplinas.

Após o Conselho de Presidentes da FETEMS a entidade irá divulgar mais detalhes sobre o concurso público dos professores e outras bandeiras de luta como o Piso Nacional e a realização do concurso dos administrativos em educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação/FETEMS / Assessoria de Comunicação/FETEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...