37.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Fifa anuncia passaporte biológico para Copa de 2014

Esporte – 15/02/2013 – 17:02

Todos os jogadores que disputarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil serão submetidos a um programa de passaporte biológico que a Fifa começará a implantar em 2013, com o objetivo de reforçar a luta antidoping, informou a entidade nesta sexta-feira.

A Fifa recebeu na quinta-feira em sua sede de Zurique os dirigentes da Agência Mundial Antidoping (WADA), que dois dias antes afirmaram que o futebol “poderia fazer mais contra o doping” e questionaram os motivos deste esporte não adotar medidas mais eficazes como o passaporte biológico.

“A Fifa foi a primeira organização internacional de um esporte coletivo a desenvolver os perfis longitudinais”, afirmou Michel D’Hooghe, presidente da comissão médica da federação.

“Nós o testamos no Mundial de Clubes de 2011 e 2012, e continuaremos na Copa das Confederações de 2013 com os controles sanguíneos em treinos e partidas. Nosso compromisso é ter um passaporte biológico de todos os jogadores que participarem na Copa do Mundo de 2014”, destacou o médico belga.

O passaporte biológico da Fifa terá não apenas um componente sanguíneo, cujo objetivo é detectar as transfusões sanguíneas, de EPO o de outros produtos destinados a melhorar a resistência, mas também para detectar esteróides, com base na medição dos esteróides anabolizantes na urina.

Ao contrário de um exame antidoping convencional, no qual se detecta a substância proibida no sangue ou urina de um atleta, o passaporte biológico tem como objetivo descobrir os efeitos do doping no organismo.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Poder de compra da merenda escolar encolhe 8,8% desde último reajuste

Sem novos aumentos desde 2023, valor repassado por aluno na rede pública chega a apenas R$ 0,50 por dia para maioria dos estudantes

Deputados de MS dividem votos sobre PEC da Blindagem

Proposta enfrenta resistência no Senado após gerar desgaste político; parlamentares tentam justificar votos

Servidores públicos teriam tentado deixar boate sem pagar conta de R$ 1.200 em Três Lagoas

Caso foi registrado na noite de sexta-feira (19); policiais foram acionados após impasse entre clientes e gerente do estabelecimento