17.4 C
Três Lagoas
sábado, 30 de maio, 2026

Prefeitura instala caçambas e contêineres para combater descarte irregular de lixo

Ação piloto no Residencial Novo Oeste busca organizar coleta e pode ser ampliada para outros condomínios

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), instalou caçambas e contêineres próximos a um dos condomínios do Residencial Novo Oeste para incentivar o descarte correto de resíduos. A ação foi realizada nesta quarta-feira, 1º de abril, como parte de um projeto piloto voltado à melhoria da limpeza urbana.

Ao todo, foram disponibilizadas três caçambas e dois contêineres, que ficam à disposição dos moradores para facilitar o descarte adequado de lixo residencial e entulhos. A iniciativa também busca otimizar o serviço de coleta e contribuir para a preservação do meio ambiente.

De acordo com a secretária da pasta, Mariana Amaral, a medida foi adotada após a identificação de descarte irregular na região. A proposta é avaliar o uso dos equipamentos e, caso haja adesão da população, expandir o projeto para outros condomínios do residencial.

Além da instalação dos pontos de coleta, a Prefeitura pretende realizar reuniões com síndicos já na próxima semana, com o objetivo de orientar sobre a utilização correta das estruturas, já que cada equipamento possui uma destinação específica.

As caçambas são destinadas exclusivamente para resíduos volumosos, como móveis antigos, restos de obras e galhadas, que serão encaminhados ao Buracão do Jupiá. Já os contêineres devem ser utilizados apenas para lixo orgânico residencial, como restos de alimentos e materiais comuns da coleta regular.

A ação integra um conjunto de medidas do município para combater o descarte irregular. Entre elas, está o Mutirão de Limpeza, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Infraestrutura, que promove a instalação temporária de caçambas em diferentes bairros.

A Prefeitura também intensifica a fiscalização e ações de educação ambiental, além de aplicar multas e realizar limpeza de terrenos baldios, buscando reduzir problemas como proliferação de doenças e presença de animais peçonhentos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Calor de 30°C e tempo seco marcam o sábado em Três Lagoas

Previsão aponta sol entre nuvens, baixa umidade do ar e possibilidade de chuva isolada em Mato Grosso do Sul

MS aposta na sustentabilidade como estratégia para atrair investimentos e impulsionar desenvolvimento

Durante seminário promovido pelo TCE-MS, governador Eduardo Riedel destacou meta de tornar o Estado carbono neutro até 2030 e consolidar liderança em energia limpa e agroindustrialização sustentável

Eldorado Brasil Celulose fortalece cultura de cuidado com ampliação do Espaço Saúde e Bem-Estar

Companhia avança em estrutura voltada à saúde mental, qualidade de vida e segurança psicológica dos colaboradores