Encontro em Campo Grande consolida 40 ideias construídas por jovens para orientar políticas públicas no estado
Com foco na escuta ativa, protagonismo juvenil e construção coletiva, o Fórum das Juventudes reuniu 172 participantes entre jovens e gestores públicos na última sexta-feira (27), no Complexo Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A atividade integrou a programação do Festival da Juventude 2026.
Vindos de diferentes regiões do estado, como Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Nioaque e Figueirão, os participantes contribuíram com ideias que resultaram na elaboração de 40 propostas para atualização do Plano Estadual da Juventude.
O fórum faz parte do Circuito da Juventude, iniciativa que percorreu diversas regiões promovendo escuta qualificada e participação social. As propostas foram organizadas em cinco eixos temáticos: educação, profissionalização, trabalho e renda; cultura, esporte e lazer; participação social, diversidade e igualdade; sustentabilidade, meio ambiente, território e mobilidade; e saúde mental.
Segundo o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, o espaço foi construído com base no diálogo e na participação efetiva. “Não é um espaço para elogios, mas de debate e construção de participação social”, destacou.
A programação também contou com apresentação cultural de rap, construída a partir de reflexões dos próprios jovens sobre o significado de ser jovem, reforçando o sentimento de pertencimento e identidade coletiva. Em grupos de trabalho, os participantes discutiram desafios e apresentaram propostas que foram levadas à plenária final.
Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Isabela Nantes, o encontro garantiu voz ativa aos ახალგაზრდ jovens. “A gente precisa discutir oportunidades reais e garantir que as políticas públicas tenham recursos para acontecer”, afirmou.
A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, ressaltou o papel transformador da participação juvenil e das políticas públicas. “Hoje, vocês têm a oportunidade de construir um plano que não é para ficar no papel, mas para transformar realidades”, disse.
Entre os jovens, a estudante Thallysa Antero de Luna, de 17 anos, destacou a importância de contribuir com ideias para melhorar a cidade. Já o estudante Jhoseff Gabriel, de 16 anos, ressaltou o valor de ser ouvido, enquanto Samuel Bobson, do IFMS, defendeu maior acesso à cultura e espaços públicos para a juventude.
Ao final, as propostas sistematizadas passam a subsidiar a construção do novo Plano Estadual da Juventude, fortalecendo a participação cidadã e a articulação entre poder público e sociedade civil em Mato Grosso do Sul.


