Levantamento do Instituto de Pesquisa Resultado para o Correio do Estado mostra que 46,31% dos entrevistados se identificam com a direita ou centro-direita no Estado
Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e contratada pelo Grupo Correio do Estado revela que a maioria da população de Mato Grosso do Sul se considera politicamente mais próxima da direita ou da centro-direita.
De acordo com o levantamento, 46,31% dos entrevistados se posicionam nesse campo ideológico, sendo 38,78% identificados com a direita e 7,53% com a centro-direita. Já 14,41% afirmaram se considerar de centro, enquanto 18,24% se identificam com a esquerda ou centro-esquerda, divididos entre 10,71% de esquerda e 7,53% de centro-esquerda. Outros 21,05% disseram não saber ou preferiram não responder.
Quando questionados sobre qual grupo político mais representa suas ideias, 27,7% dos entrevistados afirmaram ser independentes, formando a maior parcela isolada da pesquisa. O levantamento também apontou que 25,64% disseram não se considerar bolsonaristas, mas afirmaram ter maior afinidade com ideias da direita, enquanto 19,77% se declararam bolsonaristas.
No campo oposto, 13,65% disseram não se considerar lulistas, mas demonstraram preferência pelas ideias da esquerda, e 9,57% afirmaram ser lulistas. Outros 4,21% não souberam ou não quiseram responder.
CENÁRIO POLÍTICO NO ESTADO
Para o diretor do Instituto de Pesquisa Resultado, Aruaque Fressato Barbosa, os dados indicam que o ambiente político sul-mato-grossense permanece estruturalmente mais inclinado à direita.
Segundo ele, ao considerar o posicionamento ideológico geral, o bloco de direita e centro-direita soma 46,31%, enquanto esquerda e centro-esquerda reúnem 18,24%, cenário que tende a favorecer candidaturas ligadas ao campo conservador.
O diretor também observa que, quando se analisa a identificação política mais concreta, o grupo formado por bolsonaristas e simpatizantes das ideias da direita chega a 45,41%, enquanto o conjunto de lulistas e simpatizantes das ideias da esquerda soma 23,21%.
Apesar disso, ele destaca a presença significativa de eleitores que não se identificam diretamente com nenhum dos polos políticos. “Isso mostra que o Estado tem uma base majoritariamente inclinada à direita, mas também possui uma parcela relevante de eleitores independentes, que não querem se comprometer com um campo político específico”, avaliou.
A pesquisa foi realizada com 784 entrevistados com 16 anos ou mais, em municípios distribuídos em diferentes regiões do Estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, entre outras cidades.
As localidades pesquisadas representam cerca de 68% do eleitorado sul-mato-grossense, o equivalente a aproximadamente 1,2 milhão de eleitores. O levantamento possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.


