Internacional – 02/02/2012 – 12:02
O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reafirmou nesta quarta-feira o compromisso da ONU com os palestinos e recordou que o Estado palestino deveria ter sido criado há muito tempo.
Durante uma visita aos territórios palestinos ocupados e Israel, Ban se reuniu na Cisjordânia com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mamoud Abbas, num encontro que qualificou como “muito produtivo”.
“Estou aqui hoje para mostrar o compromisso contínuo das Nações Unidas com os diretos legítimos do povo palestino e com sua aspiração em ter um Estado próprio e uma paz justa e duradoura”, declarou à imprensa no fim da reunião.
Ban destacou ainda a necessidade de se delinear um horizonte político que se mantenha rumo à criação do Estado palestino e coloque fim a ocupação israelense.
Neste sentido, Ban considerou que ambas as partes devem evitar provocações e deterem-se às obrigações segundo a Folha de Rota, o plano de paz elaborado pelo Quarteto Diplomático para o Oriente Médio que culmina com a convivência em condições de paz e segurança de dois Estados: Palestina e Israel.
Ban reiterou mais uma vez que os assentamentos israelenses violam as leis internacionais e impõem barreiras ao processo de paz.
Fonte: Rádio Vaticano