26.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Merkel pede à China que use sua influência sobre o Irã

Internacional – 02/02/2012 – 12:02

A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, pediu nesta quinta-feira ao governo chinês que use a sua influência para convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear, no início de uma visita de três dias à China.

Merkel também deve usar a viagem para buscar apoio da China ao combalido euro, e pressionar por maior proteção aos direitos intelectuais e por maior acesso das empresas alemãs ao mercado chinês.

A respeito do Irã, ela deve defender mais sanções ao país, na sequência de “longas discussões” que ela diz já ter mantido sobre o assunto com o presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao.

Na semana passada, a União Europeia adotou formalmente um embargo à importação de petróleo do Irã, e recentemente os EUA também adotaram mais medidas para dificultar as exportações do principal produto da economia iraniana.

“Se falarmos das sanções europeias contra o Irã, a questão é como a China pode fazer um melhor uso da sua influência para levar o Irã a entender que o mundo não tem de ter outra potência com armas nucleares”, disse Merkel em audiência na Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Ela afirmou que tem esperança na aprovação de uma resolução sobre esse assunto no Conselho de Segurança da ONU, onde a China tem poder de veto. Pequim tradicionalmente é contra a sanções contra o Irã, mas Wen disse no mês passado que seu país também “se opõe terminantemente” ao desenvolvimento de armas nucleares por Teerã.

Potências ocidentais suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo armas atômicas secretamente, algo que a República Islâmica nega.

O Irã é o terceiro maior fornecedor externo de petróleo para a China. Analistas dizem que dificilmente Pequim atenderá a um pedido de Merkel para reduzir suas importações de petróleo iraniano.

Fonte: Thomson Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.

Equipe da Rádio Caçula celebra o encerramento de 2025 em noite de confraternização

Encontro reuniu colaboradores, marcou agradecimentos e reforçou parcerias construídas ao longo do ano A equipe da Rádio Caçula FM se reuniu na noite desta terça-feira...

Pré-matrículas da REME 2026 entram no último dia da primeira fase nesta quarta-feira

Processo para novos alunos da rede municipal de Três Lagoas pode ser feito presencialmente ou pela internet A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...