Internacional – 09/02/2013 – 09:02
A polícia espanhola deteve em Valência Mohammed Echaabi, suposto terrorista islamita de origem marroquina que aparentemente pretendia cometer atentados contra personalidades relevantes e outros alvos, tanto na Espanha como em outros países europeus, informou nesta sexta-feira o Ministério do Interior espanhol.
Echaabi, que foi detido na quinta-feira, é considerado um terrorista “lobo solitário”, e fez negociações para a aquisição de armas de fogo e explosivos.
Os investigadores observaram semelhanças entre este suposto terrorista e Mohammed Merah, autor de vários assassinatos em Toulouse (França) em março de 2012.
Segundo se sabe das investigações, o detido pretendia perpetrar atentados contra personalidades relevantes ou outros alvos de acordo com a doutrina da Jihad (Guerra Santa) Global, tanto na Espanha como em outros países europeus.
Para adquirir suas convicções extremistas, Mohammed Echaabi deixou a Espanha e viajou para a Faixa de Gaza em janeiro de 2011 com a intenção de realizar uma ação de caráter suicida contra interesses israelenses.
O Ministério do Interior espanhol lembra que para ocultar sua ideologia radical e se misturar com os cidadãos da sociedade na qual residem, as organizações permitem a este tipo de indivíduos descumprir os preceitos do Islã para poder conseguir seus objetivos.
Deste modo, é habitual que vistam roupas ocidentais, não usem barba, bebam álcool, fumem e comam porco. “Tudo isso a fim de passar despercebidos e se integrar na sociedade-alvo que pretendem atacar”, acrescenta o Ministério.
Fonte: Portal Terra


