36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

9 agentes de saúde são mortos em campanha contra pólio

Internacional – 08/02/2013 – 18:02

Pelo menos nove agentes de saúde que trabalhavam na Nigéria em uma campanha de vacinação contra a poliomelite morreram nesta sexta-feira em dois ataques diferentes perpetrados na cidade de Kano, informou a polícia.

O porta-voz da polícia de Kano, Moussa Magaji, declarou aos jornalistas que os ataques foram perpetrados por pistoleiros que abriram fogo contra dois centros de saúde e fugiram em motos.

“Nove agentes foram mortos baleados em dois incidentes separados”, disse Magaji, citado pelo jornal nigeriano The Vanguard, e acrescentou que “as investigações começaram imediatamente”.

Um dos tiroteios aconteceu no distrito de Hotoro, onde foram mortos sete agentes, e o outro em Zaria Road, onde outros dois perderam a vida.

Por enquanto a autoria do massacre é desconhecida, apesar de Kano ser o reduto da seita radical islâmica Boko Haram, responsável por vários atentados no norte da Nigéria desde 2009.

Alguns grupos islâmicos no norte do país africano se opõem à vacinação contra a poliomelite, uma doença contagiosa de grande incidência na Nigéria, com o argumento que pode impedir que as mulheres tenham filhos.

Boko Haram significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, e seus membros lutam supostamente por impor a lei islâmica no país, de maioria muçulmana no norte e preponderância cristã no sul.

Desde 2009, quando a Polícia acabou com o líder de Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais mantêm uma sangrenta campanha que já deixou cerca de 1.400 mortos, segundo a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW), embora o Exército da Nigéria assegure que as vítimas são mais de 3 mil.

Mas a HRW, da mesma forma que a Anistia Internacional (AI) e outras organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, também denunciaram vários abusos por parte das Forças de Segurança da Nigéria.

Com cerca de 170 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, Nigéria, o país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, econômicas, religiosas e territoriais.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...