33.3 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Operação reforça fiscalização preventiva no transporte em MS

Ação da AGEMS priorizou orientação e monitoramento estratégico para garantir segurança dos passageiros durante o período festivo

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) concluiu a Operação Carnaval Seguro com a abordagem de 232 veículos do transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul. A ação, iniciada em 13 de fevereiro, teve como foco a fiscalização preventiva, com base em inteligência de dados e atuação em pontos estratégicos de maior demanda.

Durante a operação, foi registrada uma apreensão e lavrados três autos de infração. O resultado indica um cenário de conformidade do setor e reforça a importância do trabalho contínuo de orientação e monitoramento realizado pela Agência. Para o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a iniciativa reforça o papel institucional na proteção dos usuários.

“A Operação Carnaval Seguro reforça o compromisso da AGEMS com a proteção da vida e a qualidade dos serviços de transporte. Atuamos de forma estratégica, com planejamento e integração institucional, para garantir que a população pudesse se deslocar com segurança durante o período festivo”, diz. “O resultado demonstra a efetividade de uma atuação preventiva e orientativa”.

A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, destaca o uso de inteligência operacional na execução das ações. “Nosso foco foi a fiscalização qualificada, baseada em inteligência de dados e na presença das equipes em pontos estratégicos. Acredito que a baixa incidência de irregularidades indica que o trabalho de orientação ao setor e o acompanhamento contínuo das operações têm contribuído para a melhoria dos serviços e para a segurança dos passageiros”

Fiscalização ocorreu durante o período de Carnaval em Mato Grosso do Sul

 Fiscalização integrada

 As ações foram fortalecidas por investimentos recentes em tecnologia e equipamentos estratégicos, que ampliaram a capacidade de monitoramento, inteligência e fiscalização da Agência, permitindo respostas mais rápidas e maior eficiência nas operações em campo.

“O planejamento antecipado e a atuação estratégica permitiram uma abordagem mais eficiente e orientativa junto aos transportadores. Os números refletem um cenário de conformidade, resultado do trabalho preventivo das equipes e da conscientização quanto à importância do cumprimento das normas”, destaca a coordenadora Aline Melo.

A ação também foi realizada em parceria com órgãos de segurança e fiscalização, com apoio da Assessoria Militar da Agência.  Para o chefe da unidade, coronel Waldir Acosta, a junção entre novos instrumentos, tecnologia e integração entre as instituições amplia a efetividade das operações.

“Quando as ações são planejadas de forma integrada e com compartilhamento de informações, conseguimos otimizar recursos e ampliar a capacidade de prevenção, garantindo mais segurança para os usuários do transporte”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova presidência assume a Rede Feminina e anuncia calendário de eventos para 2026

Leilão em abril e Chá Bingo no Outubro Rosa estão entre as principais ações para manter atendimento a pacientes oncológicos em Três Lagoas A nova...

Operação Carnaval 2026 reduz em 38,46% os acidentes nas rodovias estaduais de MS

BPMRv intensificou a fiscalização entre 13 e 18 de fevereiro e ampliou o combate a infrações e crimes nas estradas

Autora de Três Lagoas lança três livros de uma vez e propõe jornada de autocura e libertação emocional

Psicanalista e hipnoterapeuta, Adriana Silva apresenta obras em entrevista ao Hora da Notícia A escritora tres-lagoense Adriana do Nascimento Silva acaba de lançar três livros...