Parceria entre Ministério das Mulheres e PRF amplia divulgação do Ligue 180 nas rodovias de todo o país
O Governo do Brasil lançou uma ação nacional de prevenção e conscientização para o período do Carnaval com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é realizada por meio do Ministério das Mulheres em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e busca ampliar a divulgação dos canais de denúncia durante o período festivo.
A campanha tem como mensagem central “Se liga, ou eu ligo 180. Governo do Brasil: do lado das mulheres, contra a violência no Carnaval” e será veiculada em faixas instaladas na entrada e saída de postos da PRF nas 27 capitais brasileiras. A distribuição do material ocorre às vésperas do Carnaval.
Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o objetivo é levar informação clara e direta à população em locais de grande circulação. Ela destacou que a iniciativa reforça que as mulheres não estão sozinhas e que o poder público está atento ao enfrentamento da violência, contando também com o apoio de secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres.
A diretora de inteligência da PRF, Nadia Zilotti, afirmou que a corporação tem obtido resultados positivos na identificação e prisão de agressores com mandados em aberto por meio do uso de inteligência policial. De acordo com ela, a parceria fortalece as ações preventivas e reafirma o compromisso da PRF com a segurança e proteção das mulheres.
Em Brasília, as faixas poderão ser vistas em pontos estratégicos da BR-040, no km 0, na Unidade Operacional da PRF em Santa Maria. A ação também ocorre em outras unidades da corporação espalhadas pelos estados.
A campanha reforça a divulgação do Ligue 180, canal gratuito e confidencial da Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas de forma anônima em todo o território nacional, inclusive por meio de chat via WhatsApp.
O enfrentamento à violência contra as mulheres integra as ações do governo dentro do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, que mobiliza diferentes esferas de poder e busca envolver a sociedade no combate às agressões, especialmente durante períodos de grande circulação e festividades como o Carnaval.
com informações:Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


