33.6 C
Três Lagoas
sábado, 7 de fevereiro, 2026

SUS bate recorde histórico e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Governo federal atribui resultado à ampliação de investimentos, nova tabela de procedimentos e parcerias com estados, municípios e hospitais filantrópicos

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o Brasil, o maior número já registrado em um único ano. O dado foi divulgado e celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira (6), durante evento realizado em Salvador (BA).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o recorde é reflexo direto das políticas públicas voltadas à redução das filas e à ampliação do acesso da população aos serviços de saúde. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que o resultado também é fruto da articulação entre o governo federal, estados, municípios e hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora Tem Especialistas. Antes de 2025, o maior volume de cirurgias havia sido registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos fatores decisivos para o aumento foi a atualização da tabela de pagamentos do SUS. “A nova tabela do Agora Tem Especialistas paga valores maiores do que a antiga tabela SUS, o que estimula estados, municípios e hospitais filantrópicos a realizarem mais procedimentos”, informou a pasta.

Durante entrevista à imprensa, Padilha afirmou que o SUS é o sistema público de saúde que mais realiza cirurgias no mundo. Além disso, o governo federal prevê a distribuição de 150 combos cirúrgicos para reforçar a assistência hospitalar e outros 10 mil combos de equipamentos destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com foco no fortalecimento da Atenção Primária.

Na Bahia, foram entregues 1.030 combos de equipamentos para ampliar o atendimento nas UBSs, incluindo câmaras frias para vacinas, balanças digitais, lasers terapêuticos para tratamento de feridas e reabilitação, além de equipamentos para exames básicos.

O ministro também anunciou a entrega de 575 mil kits de telessaúde aos municípios, além de 107 novas ambulâncias do Samu. “A Bahia agora tem 100% de cobertura do SUS, o que representa um avanço histórico para a saúde pública no estado”, afirmou Padilha.

com informações agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco lança Pedra Fundamental da Ferrovia do Projeto Sucuriú

A primeira shortline do Brasil após o novo marco regulatório inaugura capítulo para a logística sustentável do setor de celulose

Município avança em tratativas para receber antigo prédio do SESI de Três Lagoas

Anúncio foi feito pelo pelo prefeito Cassiano Maia (PP) junto do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Teixeira Empke (PSDB) nesta sexta-feira, 06

SANESUL faz conserto emergencial e diversos bairros podem ficar sem água neste sábado

Interrupção no abastecimento acontecerá nos bairros São João, Nova Três Lagoas I, II e III e proximidades, com previsão de retorno para às 14h