27.6 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Mais Médicos Especialistas abre inscrições com vagas para Mato Grosso do Sul

Programa do Ministério da Saúde oferece 11 vagas no Estado, as inscrições vão até dia 19 de fevereiro

O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa que integra o Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Mato Grosso do Sul, estão disponíveis 11 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública.

As oportunidades estão distribuídas entre os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas. O edital foi lançado nesta terça-feira (3), em Brasília, e prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país.

As vagas contemplam 16 especialidades consideradas prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco da atuação dos profissionais será em regiões remotas, com alta demanda por atendimento e maior vulnerabilidade social.

Atualmente, o programa conta com 583 médicos especialistas em atuação em todas as regiões do Brasil. Com o novo edital, a expectativa do Ministério da Saúde é ampliar esse número para cerca de 1.500 profissionais. Do total atual, 48,7% atuam no interior do país e 34% em regiões metropolitanas.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do SUS.
“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou.

Criado em 2025, o Mais Médicos Especialistas é uma iniciativa inédita voltada à ampliação da oferta de especialistas e à redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade. O programa combina formação em serviço e provimento assistencial, enfrentando a escassez e a má distribuição desses profissionais no país.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos selecionados participarão de atividades de aprimoramento profissional em suas áreas de formação. Os cursos serão ministrados por especialistas de hospitais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras.

A carga horária prevê 16 horas semanais de prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência. O programa também permite o ingresso imediato de médicos recém-egressos da residência médica, contribuindo para a fixação de especialistas e a ampliação do atendimento qualificado à população.

com informações Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 244 mil sul-mato-grossenses passam a ser beneficiados por nova isenção do Imposto de Renda

Lei sancionada em novembro amplia faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil e concede descontos progressivos a rendas de até R$...

Fevereiro Laranja alerta para desigualdades no diagnóstico e tratamento da leucemia no Brasil

Apesar dos avanços médicos, subdiagnóstico, acesso desigual e demora no atendimento ainda impactam a sobrevida de pacientes Fevereiro é dedicado à conscientização sobre a leucemia,...

Governo Federal coordena ações emergenciais para resposta rápida a desastres

Atuação da Defesa Civil Nacional envolve assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e envio de equipes especializadas às áreas afetada Quando cidades brasileiras são atingidas...