30.9 C
Três Lagoas
sábado, 7 de fevereiro, 2026

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio

Eleitores têm 90 dias para atualizar cadastro, fazer transferência, emitir o primeiro título ou cadastrar biometria antes do fechamento do cadastro eleitoral

Faltam exatamente 90 dias para o fim do prazo de regularização do título eleitoral em todo o Brasil, conforme alerta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após o encerramento desse período, o cadastro eleitoral será fechado e não será mais possível realizar alterações ou transferências, sendo reaberto somente após o segundo turno das eleições de outubro.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes do pleito. Como o primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 4 de outubro, a data-limite, improrrogável, para ficar em dia com a Justiça Eleitoral é 6 de maio.

Até lá, os eleitores podem solicitar transferência de domicílio eleitoral, alterar endereço ou local de votação, emitir o primeiro título, fazer revisão eleitoral, atualizar dados cadastrais ou realizar o cadastro biométrico. A orientação da Justiça Eleitoral é para que o cidadão não deixe a regularização para a última hora, evitando filas, possíveis instabilidades no sistema e outros imprevistos.

Quem não estiver em situação regular junto à Justiça Eleitoral ficará impedido de votar nas eleições de outubro.

A consulta da situação eleitoral pode ser feita de forma simples por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o eleitor deve informar seus dados pessoais para verificar pendências ou necessidade de atualização cadastral.

O horário de atendimento segue o expediente normal dos Fóruns Eleitorais, inclusive no interior do Estado. A relação com os endereços das zonas eleitorais pode ser consultada nos links abaixo:

https://www.tre-ms.jus.br/institucional/zonas-eleitorais
https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/

A Justiça Eleitoral reforça que a regularização dentro do prazo garante o direito ao voto e evita transtornos futuros ao eleitor.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 20 toneladas de produtos irregulares em duas operações na região de Três Lagoas

Cargas de origem estrangeira sem comprovação fiscal foram encontradas em caminhões abordados nas rodovias BR-262 e BR-158 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de...

Bioparque Pantanal terá contratos de manutenção licitados pelo Governo de MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou nesta sexta-feira (6) três editais de...

Alienação parental e possível revogação de lei geram debate jurídico e psicológico

Especialistas do Direito e da Psicologia analisam os impactos emocionais nas famílias e discutem os efeitos da proposta que tramita no Congresso Nacional A alienação...