31.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de fevereiro, 2026

Investidores europeus visitam Parque do Pombo e conhecem áreas preservadas do Cerrado em Três Lagoas

Agenda ambiental apresentou formações do bioma cerrado e destacou ações de preservação e restauração ecológica no município

Na quarta-feira, 4 de fevereiro, o Parque do Pombo, área de preservação ambiental localizada em Três Lagoas, recebeu a visita de investidores europeus. A ação ocorreu por meio do Grupo Lacan Florestal, com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).

O objetivo da visita foi apresentar as diferentes formações do bioma cerrado existentes no parque, evidenciando suas características, vegetação típica e fauna. Os visitantes puderam conhecer uma parcela significativa do Cerrado preservado, bioma que predomina no território do município e onde se concentram diversas áreas de florestas de eucalipto da empresa Lacan Florestal.

Durante a agenda, o grupo percorreu três formações do Cerrado: mata de galeria, cerradão e cerrado típico. O deslocamento foi realizado com o apoio de carros e vans, possibilitando a observação direta das particularidades de cada ambiente. As explicações técnicas ficaram a cargo do biólogo da SEMEA, Flávio Fardin, que detalhou as diferenças ecológicas e a importância ambiental de cada formação.

Os investidores conheceram o Parque do Pombo por intermédio da Lacan Florestal, empresa que atua no plantio de florestas de eucalipto e no desenvolvimento de ações de restauração florestal em áreas de preservação localizadas em propriedades arrendadas.

Segundo o supervisor de Restauração Ecológica da Lacan Florestal, Elieser Freitas, a iniciativa reflete uma tendência global de conciliar produção e conservação ambiental. “Cada vez mais há uma preocupação em todo o mundo para que ambientes naturais e sistemas produtivos possam coexistir em harmonia. Para a Lacan Florestal, o Parque do Pombo é uma testemunha viva do Cerrado e uma referência de como nossos projetos de restauração ecológica poderão ser no futuro, contribuindo com o sequestro de carbono e a manutenção da biodiversidade local”, destacou.

A visita contou ainda com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amaral; da diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa; de Mariana Queiroz Dutra e Nilton de Castro Ramos, integrantes da equipe técnica da SEMEA, além do apoio da Polícia Militar Ambiental.


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe III Ação Fiscal contra discriminação da mulher no trabalho

Evento integra o III Colóquio Diálogo Social e ira debater a igualdade de oportunidades e enfrentamento à violência de gênero Três Lagoas será sede, no...

Hemosul de Três Lagoas convoca doadores de sangue tipo O positivo

Estoque está em nível crítico e unidade reforça importância da doação para garantir atendimento a pacientes

El Niño eleva risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul em 2026

Fenômeno climático deve intensificar calor e irregularidade das chuvas, aumentando a ameaça ao Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica A influência do fenômeno climático El Niño...