Estratégia do Governo de MS leva unidades móveis de imunização a todas as regiões do Estado até julho, fortalecendo o Programa Nacional de Imunizações
O município de Três Lagoas está entre as cidades que receberão os Vacimóveis, unidades itinerantes de vacinação implantadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul para ampliar o acesso da população aos imunizantes e recuperar as coberturas vacinais. A iniciativa integra a estratégia MS Protegido, dentro do projeto MS Vacina Mais, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
De acordo com o cronograma divulgado pela SES, Três Lagoas será atendida em abril de 2026, durante a etapa da Região Leste, que também inclui os municípios de Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Anaurilândia.
A ação tem como objetivo levar a vacinação a locais de grande circulação, áreas mais afastadas e pontos estratégicos definidos em parceria com as gestões municipais, garantindo que a população tenha acesso a todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Os Vacimóveis são veículos totalmente estruturados, equipados com câmara refrigerada para armazenamento adequado das vacinas, materiais para preparo das doses, cadeira de atendimento, televisão para acolhimento e tenda externa, assegurando conforto e segurança durante as ações itinerantes.
Ao todo, o Governo do Estado adquiriu dez unidades móveis, que atuam de forma complementar às salas de vacina da atenção primária. A proposta é reduzir barreiras geográficas e estruturais, facilitando o acesso da população aos serviços de imunização.
Para a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a iniciativa reforça o compromisso com a saúde pública. “Os Vacimóveis permitem chegar a comunidades mais distantes, apoiar as equipes locais e garantir que a vacina esteja disponível para todos”, destacou.
A programação do Vacimóvel seguirá por todas as regiões de saúde de Mato Grosso do Sul ao longo do primeiro semestre de 2026, conforme o cronograma definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES):
Região Norte – Fevereiro/2026
Sonora; Pedro Gomes; Alcinópolis; Figueirão; Coxim; São Gabriel do Oeste; Rio Verde de Mato Grosso; Rio Negro.
Região Baixo Pantanal – Fevereiro e Março/2026
Aquidauana; Anastácio; Jardim; Guia Lopes da Laguna; Bela Vista; Caracol; Bonito; Bodoquena; Maracaju; Dois Irmãos do Buriti; Nioaque; Porto Murtinho.
Região Nordeste – Março/2026
Costa Rica; Paraíso das Águas; Chapadão do Sul; Cassilândia; Inocência; Paranaíba; Aparecida do Taboado; Selvíria.
Região Leste – Abril/2026
Três Lagoas; Água Clara; Brasilândia; Bataguassu; Santa Rita do Pardo; Nova Andradina (Sudeste); Anaurilândia (Sudeste).
Região Sudeste – Abril e Maio/2026
Batayporã; Taquarussu; Novo Horizonte do Sul; Ivinhema; Angélica; Jaraguari (Centro); Ribas do Rio Pardo (Centro); Terenos (Centro); Campo Grande (Centro); Sidrolândia (Centro).
Região Sul Fronteira – Maio e Junho/2026
Ponta Porã; Juti; Naviraí; Itaquiraí; Eldorado; Japorã; Mundo Novo; Iguatemi; Tacuru; Sete Quedas; Paranhos; Coronel Sapucaia; Amambai; Aral Moreira; Antônio João.
Região Centro – Junho/2026
Corguinho; Rochedo; Camapuã; Bandeirantes; Nova Alvorada do Sul; Rio Brilhante (Centro Sul); Itaporã (Centro Sul); Deodápolis (Centro Sul); Jateí (Centro Sul); Douradina (Centro Sul).
Região Centro-Sul – Julho/2026
Caarapó; Laguna Carapã; Vicentina; Fátima do Sul; Dourados; Glória de Dourados; Corumbá (Pantanal); Ladário (Pantanal); Miranda (Pantanal).
com informações agência Gov.MS


