24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Justiça mantém imóvel do antigo SESI fora do patrimônio público em Três Lagoas

Decisão considerou legal a permuta realizada em 1968 e julgou improcedente a ação popular que pedia reversão do prédio ao município

A Justiça de Três Lagoas julgou improcedente a ação popular que solicitava a reversão ao patrimônio público do prédio onde funcionou, até 2016, a antiga unidade do Serviço Social da Indústria (SESI), localizada na Av. Eloy Chaves no Centro. A decisão foi proferida no final de 2025 pela juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos.

O imóvel, que possui aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e está avaliado em cerca de R$ 6,1 milhões, encontra-se desocupado desde o encerramento das atividades escolares. A situação gerou preocupação na comunidade ao longo dos últimos anos, especialmente após uma tentativa de leilão em 2018, que acabou suspensa após notificação da Prefeitura.

Na ação, o autor sustentava que a área teria sido desapropriada pelo município em 1968 e posteriormente doada ao Sesi para fins sociais, argumentando que, com o fim das atividades educacionais, o imóvel teria perdido sua função social. Com isso, defendia que o prédio deveria retornar ao patrimônio municipal para possível uso em serviços públicos, como a instalação de um centro de educação infantil.

Ao analisar o processo, a magistrada concluiu que não houve doação, mas sim uma permuta devidamente autorizada por lei municipal. Conforme destacado na sentença, a Lei Municipal nº 302/1968 autorizou expressamente o município a realizar a troca do imóvel com o SESI, procedimento que foi formalizado por escritura pública e regularmente registrada em cartório, garantindo a transferência definitiva do domínio à entidade.

Com a decisão, o prédio permanece legalmente sob a posse do Sesi, afastando a possibilidade de retorno automático do imóvel ao patrimônio público municipal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...