32.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 30 de janeiro, 2026

Chuva não apaga a fé e ex-oratorianos se unem em oração pelo retorno de Ir. Armando Catrana

Mobilização partiu do Centro Juvenil Jesus Adolescente e reuniu fiéis, educadores e ex-alunos em gesto de gratidão e reconhecimento ao salesiano

Nem a chuva foi capaz de diminuir a fé, a emoção e o sentimento de gratidão da comunidade da Vila Piloto. Na noite desta quinta-feira, 29, fiéis, educadores, ex-alunos e moradores se reuniram para o Terço pelo Retorno do Ir. Armando Catrana, realizado em frente ao Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas.

Com guarda-chuvas, ou até mesmo se molhando, fiéis se mobilizaram pela volta de Armando.

O momento de oração aconteceu em meio à forte comoção provocada pela transferência inesperada do salesiano de 87 anos, para Campo Grande. A mudança ocorreu na quinta-feira passada, 22, mas só foi comunicada oficialmente na segunda-feira, 26, o que intensificou o sentimento de surpresa, tristeza e indignação entre aqueles que acompanharam, por décadas, o trabalho desenvolvido pelo religioso no município.

A chuva e a fé de todos não foi capaz de apagar o desejo dos fieis de Mestre Armando.

Mesmo debaixo de chuva, dezenas de pessoas permaneceram unidas com suas velas, seguindo os passos de um ex-oratoriano, Leandro Dias. “Contamos com a presença de todos para que possamos sensibilizar a comunidade salesiana em retornar Armando à sua verdadeira morada: o Centro Juvenil. A nossa Vila Piloto, que é sua eterna casa, mestre”.

ATO DE FÉ MESMO SOB CHUVA

Até mesmo um trio elétrico foi usado para mobilizar os moradores, minutos antes da mobilização. Orações e cânticos, demonstrando que a ligação com o religioso vai além da presença física. O terço foi marcado por emoção, lágrimas e lembranças de uma trajetória construída com dedicação, simplicidade e amor ao próximo.

Leandro Dias, ex-oratoriano.

Ao longo de mais de duas décadas, o Centro Juvenil Jesus Adolescente se consolidou como uma das mais importantes iniciativas sociais de Três Lagoas, transformando a vida de centenas de crianças e adolescentes da Vila Piloto e de bairros vizinhos. Mais do que um educador ou líder religioso, Armando sempre se destacou pelo respeito a todas as crenças, acolhendo pessoas independentemente de religião, origem ou condição social.

PRESENÇA FORMADORA E INSPIRADORA

A professora Márcia Kuratani, que mantém uma longa relação com o religioso, destacou a importância de Ir. Armando para o Centro Juvenil e para a comunidade. “Foram muitos momentos, mais de 20 anos, nem me lembro mais, porque foram muitas coisas que aconteceram. Trabalhei por um tempo aqui e, mesmo depois, mantivemos a amizade. Estou sempre em contato com ele, porque foi uma pessoa muito importante, principalmente para a Vila Piloto, mas também para muita gente que mora longe e continua frequentando o espaço”, afirmou.

Márcia ressaltou ainda que, apesar da idade avançada, o vínculo de Ir. Armando com o Centro Juvenil permanece como essência de sua vida. “Hoje ele já está numa certa idade, não consegue mais trabalhar como diretor, mas a vida dele é isso aqui. A vida dele são as crianças, os jovens. É o que ele gosta, é o que faz ele feliz: estar perto dos jovens”, completou.

Márcia Kuratani (à esquerda), e Jennifer Barbosa (com o guarda-chuva, à direita).

Jennifer Barbosa, que cresceu frequentando o espaço e construiu sua trajetória pessoal, profissional e espiritual ao lado do salesiano. “Conheci o mestre quando eu era bem pequenininha. Frequentei aqui desde o começo, quando ainda era na igreja. Sempre tive ele como uma referência cristã, mesmo depois do católico”, relatou.

Ela completou ressaltando o legado deixado pelo religioso. “Ele é aquela pessoa que você sempre lembra com muito amor e carinho, que sempre nos ensinou, trouxe a gente para a realidade, trouxe a gente para a vida. Para mim, ele sempre foi uma pessoa muito importante”, disse.

EXEMPLO CONCRETO DE TRANSFORMAÇÃO

Outro relato marcante foi o de Nilva Bispo, moradora da Vila Piloto e mãe de jovens que tiveram suas trajetórias transformadas pelo projeto idealizado pelo salesiano. “Se não fossem eles, se não fosse esse projeto… você imagina quantas mulheres, quantas crianças não teriam se formado aqui? Eu sou exemplo disso”, afirmou.

Nilva Bispo, com seu único pedido: a volta do “Mestre” para sua casa.

Ela ainda relembrou um momento pessoal marcante. “Teve uma vez que eu estava com um problema e encontrei ele ali. Conversei bastante e ele me deu muitos conselhos. Ele é um exemplo de pessoa. Ele não devia ir embora, devia voltar. (…) Ele conversa com todo mundo, dá conselho, nunca falou não pra ninguém”, concluiu.

O encerramento da mobilização foi marcado por forte emoção, em frente ao local onde, em 2002, tudo começou. Em um momento de profundo silêncio e fé, Leandro convidou os presentes a fazerem aquilo que Ir. Armando sempre pedia em suas orações: fechar os olhos e elevar um pedido aos céus. A prece coletiva foi para que os corações daqueles que tomaram a decisão da transferência fossem sensibilizados e que o tão amado mestre pudesse retornar àquela que a comunidade considera sua verdadeira casa: Três Lagoas.

O pedido de fechar os olhos, abaixar a cabeça e orar: um ato de Armando, feito por Leandro.

Mais do que educador ou líder religioso, Ir. Armando sempre se destacou pelo respeito a todas as crenças, acolhendo pessoas independentemente de religião, origem ou condição social. Sob a chuva que caiu sobre a Vila Piloto, a mensagem foi clara: Ir. Armando Catrana continua na história, na memória e no coração de Três Lagoas.

Rafael Oliveira e Gabriela Rufino, para a Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inep libera declaração do Enem que permite matrícula no ensino superior ainda em 2026

Documento comprova a conclusão do ensino médio e pode ser usado para ingresso no Sisu, Prouni e Fies O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2026 começam nesta segunda-feira

Estudantes da rede pública concorrem por meio de concurso de redação com tema sobre democracia e redes sociais Estudantes do ensino médio da rede pública...

Mato Grosso do Sul abre mais de 2,8 mil vagas diárias para emissão do novo RG

Agendamento on-line já está disponível e contempla atendimentos na Capital e no interior do Estado A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul abriu nesta...