Internacional – 06/02/2013 – 12:02
O bombardeio de um drone (avião não tripulado) dos Estados Unidos matou nesta quarta-feira cinco pessoas na região tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
O ataque aconteceu pouco depois do meio-dia local em uma área denominada Spinwam, muito próxima à fronteira com o Afeganistão, segundo explicou um membro da administração local.
Um funcionário do órgão oficial de coordenação das áreas tribais acrescentou em declaração à Efe, da cidade de Peshawar, próxima às zonas tribais, que o equipamento lançou seis mísseis.
Esse é pelo menos o sétimo ataque com drones em 2013 e o número de falecidos já passa de 40 após o que parece uma escalada da frequência destes bombardeios, que em 2012 não chegaram a 50.
As operações com aviões não tripulados aumentaram consideravelmente após a chegada à Presidência dos Estados Unidos de Barack Obama, em 2008, e tiveram seu auge no fim de 2009 e em 2010.
Waziristão do Norte e do Sul são cenários frequentes da atividade dos drones, já que abrigam fortificações importantes do movimento talibã paquistanês e de grupos fundamentalistas que atuam em ambos os lados da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.
Fonte: Portal Terra


