23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Coreia do Norte põe em perigo relações com a China

Internacional – 06/02/2013 – 10:02

A Coreia do Norte corre o risco de romper relações com a China caso persista em levar adiante um novo teste nuclear, advertiu nesta quarta-feira a imprensa oficial chinesa.

Pequim e Pyongyang “devem compartilhar as mesmas inquietações com relação à possibilidade de uma ruptura de relações” que seria prejudicial para a Coreia do Norte, afirmou um editorial do jornal Global Times, que pertence ao grupo Diário do Povo, órgão oficial do Partido Comunista Chinês (PCC).

“Se a Coreia do Norte persistir a prosseguir com um terceiro teste nuclear, apesar dos esforços para dissuadi-la, terá que pagar um preço forte. A ajuda que recebe da China deve ser reduzida”, acrescentou.

“Pyongyang é importante para a China, mas não a ponto de a China abandonar seus princípios”, sustenta o editorial com o título “China não deve temer os conflitos com a Coreia do Norte”.

Esta é a primeira vez que a imprensa oficial utiliza a expressão “ruptura” ao comentar as relações entre os dois países.

No dia 25 de janeiro, um primeiro editorial do jornal citou a possibilidade da China diminuir a ajuda à Coreia do Norte, o que foi considerado “histórico” pelos diplomatas americanos.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Última segunda de 2025 será marcada por calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Avanço de frente fria e alta umidade podem provocar instabilidade na região, segundo o Cemtec-MS.

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...