28.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

Tsunami atinge Ilhas Salomão e devasta aldeias; ao menos 5 morrem

Internacional – 06/02/2013 – 09:02

Pelo menos cinco pessoas – quatro idosos e uma criança – morreram nesta quarta-feira por conta do tsunami que foi originado após um terremoto de 8 graus na escala Richter e destruiu várias aldeias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

O forte sismo foi registrado à 0h12 local (23h12 de Brasília), a cinco quilômetros de profundidade no mar na província de Santa Cruz, no sudeste das Ilhas Salomão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tsunami, com ondas de 90 centímetros, destruiu três aldeias próximas a Lata, a capital provincial, que foi a área mais atingida pela catástrofe natural.

O diretor do setor de enfermaria do hospital de Lata, Augustine Bilve, confirmou os cinco mortos à emissora neozelandesa TVNZ e acrescentou que o centro médico está atendendo vários feridos.

A mesma rede de televisão indicou que algumas informações indicam que há um número indeterminado de desaparecidos e que os serviços médicos locais se encontram na região para ajudar as vítimas.

Antes, o comissário de Polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, dissera que o tsunami destruiu pelo menos três aldeias e danificou parte da pista do aeroporto de Lata, o que afetaria a chegada de ajuda humanitária.

Pouco após o terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alarme de ondas gigantes para a região, mas horas depois cancelou o aviso. A Nova Zelândia, no entanto, ainda não retirou o alerta em parte do litoral da Ilha do Norte.

O terremoto ocorreu a 347 quilômetros da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de várias réplicas de até 6,6 graus. Desde terça-feira, essa região sofreu pelo menos dez sismos, com magnitudes entre 4,9 e 6,2 graus.

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus causou 52 mortes nas Ilhas Salomão, formadas por cerca de 1 mil ilhas e com uma população de 523 mil pessoas.

O arquipélago fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos.

Vizinhos

Várias ilhas do Pacífico Sul reagiram com medo, como foi o caso de Kiribati, onde os moradores deixaram suas casas e procuraram abrigo no estádio local, situado na parte alta da ilha, segundo a TVNZ.

Em Suva, a capital de Fiji, houve engarrafamentos por conta da movimentação de aldeões que se dirigiam às zonas altas da cidade.

Apesar de o alerta de onda gigante ter sido cancelado, foi registrado um inofensivo tsunami de 11 centímetros em Vanuatu – que agora se dirige a Papua Nova Guiné – e outro de 50 centímetros na Nova Caledônia. O Japão calcula que parte da sua costa receberá hoje o impacto de outro tsunami de 20 centímetros.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chegou a hora da verdade: Brasil enfrenta o Japão em duelo eliminatório

A Seleção Brasileira volta a campo nesta segunda-feira (29) para iniciar sua caminhada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Após terminar a...

Carcará embala: Misto derrota o Aquidauanense por 2 a 0 e chega à liderança

O Misto Esporte Clube conquistou mais uma importante vitória na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Jogando diante da torcida no Estádio Madrugadão, em Três...

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas