26.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de janeiro, 2026

Nova Lei do Processo Administrativo entra em vigor e moderniza o serviço público em MS

Marco legal unifica regras, amplia garantias aos cidadãos e traz mais agilidade, segurança jurídica e padronização aos procedimentos do Executivo Estadual

Entrou em vigor no domingo, dia 25, a Lei nº 6.490, que institui o Marco do Processo Administrativo de Mato Grosso do Sul. A nova legislação estabelece diretrizes unificadas para a condução dos processos no âmbito do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de simplificar rotinas, aumentar a segurança jurídica e tornar os procedimentos administrativos mais ágeis e padronizados.

Antes da vigência da lei, o Estado adotava regras fragmentadas, aplicáveis apenas a áreas específicas, como o processo tributário, além de normas infralegais. Com o novo marco, tanto a administração pública quanto os cidadãos passam a contar com parâmetros claros sobre prazos, deveres e garantias, o que contribui para reduzir conflitos e aumentar a previsibilidade das decisões administrativas.

O texto da lei foi elaborado por um grupo técnico da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, com a participação da procuradora geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, do procurador geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Costa, e das procuradoras Marcela Gaspar, Ana Lígia Zanin e Luiza Iara Borges Daniel.

Entre os principais pontos da nova legislação estão a preservação de direitos fundamentais, como o respeito ao contraditório, a aplicação da norma mais favorável ao administrado e a proibição de dupla punição pelo mesmo fato.

Para a procuradora geral do Estado, a norma representa um avanço institucional ao organizar e modernizar a atuação administrativa. Segundo ela, o processo eletrônico passa a ser a regra, além de haver autorização para o uso de inteligência artificial nas decisões, o que contribui para maior eficiência e rapidez nos procedimentos.

A lei também incentiva a adoção de soluções consensuais, com estímulo à celebração de acordos entre o Estado e os cidadãos, fortalecendo a cultura do diálogo. O texto ainda aproxima o processo administrativo do Código de Processo Civil, ao prever cooperação institucional, contagem de prazos em dias úteis e suspensão dos prazos administrativos nos mesmos períodos dos prazos judiciais.

Outro avanço previsto é a ampliação dos instrumentos de participação social, com a possibilidade de realização de consultas e audiências públicas, reforçando a transparência e o controle social.

De acordo com o procurador Ivanildo Costa, os efeitos da nova legislação são imediatos, trazendo mais rapidez e clareza para os cidadãos, maior segurança para os advogados e benefícios à administração pública, com procedimentos padronizados, redução da burocracia e melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Com a entrada em vigor da Lei nº 6.490, Mato Grosso do Sul passa a contar com um regramento moderno e abrangente para os processos administrativos, alinhado às boas práticas de gestão pública e ao objetivo de tornar o Estado mais eficiente e acessível à população.

com informações agência GOV.MS


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Joelma e Juliano: amor pela Caçula FM vira arte, inclusão e homenagem

A artesã três-lagoense e seu filho emocionaram Toninha Campos ao transformar superação, artesanato e até um corte de cabelo em tributo à rádio

Campanha solidária busca garantir cirurgia essencial para bebê em Três Lagoas

Durante entrevista, a educadora Carol Feliciano pediu o apoio da comunidade para custear um procedimento essencial para a pequena Olívia, que nasceu com fenda palatina

‘Santa do pau oco’: Mulher tenta entrar em presídio com droga escondida em objeto doméstico

Entorpecente foi descoberto durante revista de rotina na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, onde visitante acabou presa por tráfico