33.9 C
Três Lagoas
sábado, 24 de janeiro, 2026

SUS inicia vacinação contra a dengue em profissionais da saúde a partir de fevereiro

Imunização será feita com vacina nacional de dose única e deve alcançar mais de 1 milhão de trabalhadores da atenção primária

O Sistema Único de Saúde vai iniciar, a partir do dia 9 de fevereiro, a vacinação contra a dengue de cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária em todo o país. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde e marca mais um avanço nas ações de enfrentamento à doença.

Serão imunizados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. A prioridade, segundo o governo federal, é proteger os profissionais que estão na linha de frente do atendimento e têm contato direto com pacientes com sintomas de dengue.

A vacinação será realizada com a Butantan-DV, primeira vacina contra a dengue de dose única do mundo, desenvolvida com tecnologia totalmente nacional pelo Instituto Butantan. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus e apresenta eficácia global de 74 por cento, além de reduzir em 91 por cento os casos graves e oferecer proteção total contra hospitalizações, conforme dados de estudos clínicos.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a imunização desse público será possível com a entrega de novas doses pelo Instituto Butantan, que deve fornecer cerca de 1,1 milhão de unidades adicionais até o fim de janeiro. O ministério reforça que a estratégia faz parte de um plano mais amplo de ampliação da cobertura vacinal no país.

O governo federal também prevê a expansão gradual da vacinação para a população em geral, na faixa etária de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade de doses. Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que deve ampliar a produção em até 30 vezes.

A expectativa do Ministério da Saúde é alcançar ainda em 2026 a produção de 25 a 30 milhões de doses e incorporar a vacina de forma permanente ao calendário nacional de vacinação. Técnicos da pasta devem acompanhar o processo de fabricação das doses no exterior a partir de março.

O Instituto Butantan também já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para iniciar a avaliação da vacina em pessoas com mais de 60 anos, com recrutamento de voluntários em andamento.

Além da vacina nacional, o SUS segue ofertando gratuitamente a QDenga, imunizante de duas doses, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação dessa vacinação para todo o país após a compra de 18 milhões de doses, que serão distribuídas ao longo de 2026 e 2027.

Com informações Agência Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mamanalgesia ganha destaque nacional como prática de cuidado humanizado na vacinação infantil

Amamentação durante a aplicação de vacinas reduz a dor do bebê e será debatida em evento nacional sobre aleitamento, em abril, em Campo Grande A...

ProUni abre inscrições na próxima semana com recorde de bolsas em 2026

Programa do MEC ofertará 594 mil bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e tecnológicos em instituições privadas O Programa Universidade para Todos ProUni...

Nova regra do Pix reforça segurança contra golpes a partir de fevereiro

Atualização do Mecanismo Especial de Devolução amplia o rastreamento de valores e aumenta as chances de recuperação em casos de fraude A partir do dia...