33.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026

Descarte incorreto de lixo entope bueiros e agrava alagamentos em Três Lagoas

Prefeitura alerta que resíduos jogados nas vias públicas comprometem a drenagem urbana e o funcionamento dos piscinões

O descarte inadequado de lixo em vias públicas segue sendo um dos principais fatores que contribuem para o entupimento de bueiros e comprometem a drenagem urbana em Três Lagoas.

O problema foi constatado neste domingo, 18 de janeiro, durante vistoria realizada pelo prefeito Dr. Cassiano Maia em diversos pontos da cidade para verificar o funcionamento dos piscinões após as chuvas recentes. Durante a visita, o prefeito identificou bueiros obstruídos por lixo, com destaque para a região do Jardim Alvorada.

Diante da situação, a equipe de manutenção foi acionada imediatamente para realizar a limpeza, retirar os resíduos acumulados e promover a reabertura dos bueiros, permitindo o escoamento adequado da água. De acordo com a Prefeitura, em dias com grande volume de chuva concentrado em curto período de tempo, é esperado que ocorra algum acúmulo temporário de água nas vias.

No entanto, quando o sistema de drenagem está funcionando corretamente, após a redução da intensidade da chuva, a água deve ser drenada em poucos minutos. O entupimento causado por lixo impede esse processo e potencializa os alagamentos. Descarte incorretod e lixo Além de prejudicar bueiros e galerias pluviais, o descarte incorreto de resíduos também afeta diretamente os piscinões, já que o lixo pode obstruir as tubulações e comprometer o funcionamento das bombas automáticas responsáveis pelo controle do nível da água.

COLETA DE LIXO REGULAR

A administração municipal reforça que Três Lagoas conta com coleta regular de lixo comum e reciclável em toda a cidade, inclusive na zona rural. O município também realiza ações como o Mutirão da Limpeza, que segue cronograma definido e atende os bairros de forma organizada, oferecendo caçambas adequadas para o descarte correto de resíduos.

O prefeito Dr. Cassiano Maia fez um apelo à população para que colabore com a cidade. Segundo ele, a responsabilidade pelo descarte correto do próprio lixo, nos locais adequados e nos dias de coleta, é de cada cidadão. “Essa atitude simples contribui diretamente para o bem-estar coletivo, evita transtornos durante o período de chuvas e protege a saúde pública”, destacou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moto é furtada enquanto casal jantava no Vila Nova

Suspeito de 21 anos levou o veículo da calçada sem que ninguém percebesse, onde caso é investigado pela Polícia Civil

Diretora da FUNTRAB alerta sobre golpes com falsas vagas de emprego em MS

Marina Dobashi destacou o aumento de golpes que usam o nome da Fundação do Trabalho de MS e reforçou a importância de verificar anúncios oficiais

SCFV CRASE Coração de Mãe altera número de telefone para atendimento ao público

A Prefeitura de Três Lagoas informa que o número de telefone do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRASE Coração de...