33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de janeiro, 2026

Fies abre prazo para complementação de inscrições adiadas até 16 de janeiro

Estudantes devem concluir etapa no sistema Fies Seleção e validar informações junto à instituição de ensino para garantir o financiamento

Estudantes que tiveram a conclusão da inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil adiada nos processos seletivos do primeiro ou do segundo semestre de 2025 já podem realizar a complementação do cadastro. O prazo para finalizar essa etapa segue aberto até o dia 16 de janeiro, por meio do sistema Fies Seleção, e é válido para o primeiro semestre de 2026.

Para concluir o procedimento, o candidato precisa atender a todos os requisitos, prazos e etapas previstos em edital para a concessão do financiamento. Após a complementação da inscrição, o estudante deverá validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior em que está matriculado.

A validação junto à CPSA deve ocorrer a partir do dia seguinte à complementação e em até cinco dias úteis, mediante a entrega da documentação exigida, que pode ser feita de forma física ou eletrônica, conforme as orientações da instituição.

Após essa etapa, o candidato deverá comparecer a um agente financeiro para validar as informações e formalizar a contratação do financiamento. O prazo é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. A contratação poderá ser realizada de maneira digital ou presencial, de acordo com a disponibilidade do agente financeiro responsável.

Os estudantes pré-selecionados para vagas do Fies Social estão dispensados da comprovação de renda familiar junto à CPSA, mas ainda assim devem comparecer à comissão para validar as demais informações, respeitando os mesmos prazos estabelecidos para os outros candidatos.

O Fies Social reserva 50% das vagas do programa para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, desde que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com situação ativa. Nessa modalidade, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Instituído pela Resolução nº 58, de 2024, o Fies Social tem como objetivo retomar a função social do programa, ampliando o acesso ao financiamento estudantil para estudantes de baixa renda e contribuindo para a redução das desigualdades no acesso ao ensino superior no país.

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura garante atendimento odontológico com sedação a pessoas com deficiência

Município amplia cuidado especializado, garante fluxo completo pela rede pública e assegura tratamento em ambiente hospitalar para pacientes não colaborativos Em 2025, a Prefeitura de...

‘Núcleo Jovem Educ’Art’ abre vagas para curso de teatro e criação de espetáculo em Três Lagoas

Projeto cultural oferece oficinas gratuitas de teatro para jovens de 18 a 28 anos, com montagem do espetáculo “Bichocracia”, previsto para dezembro de 2026

Governo de MS entrega e anuncia R$ 33 milhões em investimentos para Três Lagoas

Recursos contemplam obras de saneamento, infraestrutura urbana e mobilidade, reforçando a segurança hídrica e o desenvolvimento de Três Lagoas O prefeito de Três Lagoas, Dr....