Geral – 01/02/2012 – 18:02
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ampliava os ganhos nesta quarta-feira, refletindo o otimismo que predominava nos mercados internacionais, após divulgação de um dado mostrando que o setor manufatureiro dos Estados Unidos em janeiro teve a maior alta desde junho. Às 14h03, o Ibovespa, pirncipal índice da bolsa brasileira, subia 1,95%, aos 64.304 pontos. O giro financeiro da sessão era de R$ 4,045 bilhões.
“Os dados da indústria da China ficaram melhores do que em dezembro. Na Europa os dados também vieram bons e o leilão de Portugal teve taxas menores”, explicou o estrategista-chefe da SLW, Pedro Galdi. O setor industrial da China cresceu levemente em janeiro, contrariando as expectativas de contração e apoiando esperanças de que a segunda maior economia do mundo evitará uma aterrissagem brusca.
Na zona do euro, a produção manufatureira apontou melhora em janeiro pela primeira vez desde julho, embora ainda esteja em nível de retração. Portugal vendeu toda a quantia de títulos do Tesouro ofertada nesta quarta-feira, totalizando 1,5 bilhão de euros, com os rendimentos caindo.
Galdi lembrou que os dados de emprego privado nos Estados Unidos ficaram abaixo do esperado, mas não o suficiente para azedar o humor de investidores. Foram abertos 170 mil postos de trabalho nos EUA no mês passado, sendo que a expectativa era de 185 mil empregos.
Saiba mais
O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.
Fonte: Reuters News


