29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de janeiro, 2026

Senado pode analisar projeto que equipara aquicultor a produtor rural em 2026

Proposta amplia acesso a crédito, simplifica licenciamento ambiental e reconhece a aquicultura como atividade agropecuária

O Senado Federal pode analisar ao longo de 2026 o Projeto de Lei nº 4.162/2024, que propõe a equiparação da aquicultura à atividade agropecuária. A medida busca incluir os aquicultores na categoria de produtores rurais, garantindo acesso a benefícios previstos em políticas agrícolas, como linhas de crédito bancário diferenciadas, além de reduzir exigências burocráticas para o setor.

Entre os principais pontos do projeto está a dispensa do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para aquicultores, além da flexibilização do licenciamento ambiental. De acordo com o texto, empreendimentos aquícolas de pequeno e médio porte ou considerados de baixo potencial de impacto ambiental ficariam isentos de licenciamento. Já os demais seriam submetidos a um processo simplificado e autodeclaratório, sujeito à fiscalização dos órgãos competentes.

A proposta também estabelece que os peixes cultivados passam a ser reconhecidos como propriedade do aquicultor, deixando de ser enquadrados como recursos naturais, o que visa facilitar a produção e ampliar a oferta de alimentos no país.

Outro ponto relevante é a autorização para que a chamada aquicultura de recomposição ambiental, hoje sem finalidade lucrativa, possa ter finalidade econômica, ampliando as possibilidades de renda para os produtores. O texto ainda elimina a exigência de registro específico das embarcações utilizadas na aquicultura junto ao Ministério da Pesca, prevendo que normas próprias regulamentem a questão.

O projeto permite ainda a criação de peixes ornamentais de espécies ameaçadas de extinção ou sob proteção especial, tanto para fins de reposição ambiental quanto para comercialização controlada.

A proposta é de autoria do deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) e passou por diversas alterações durante a tramitação na Câmara dos Deputados. Atualmente, o texto encontra-se na fase final de análise naquela Casa e deve ser encaminhado ao Senado no primeiro semestre de 2026.

Com informações da Agência Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas informa incorporação do nirsevimabe ao SUS a partir de 2026

Anticorpo monoclonal será ofertado pelo SUS para prevenir casos graves de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório em bebês e crianças A Prefeitura de Três Lagoas,...

Terapeuta explica como novo método de emagrecimento equilibra corpo, mente e espírito

Carlos Alberto explicou como o equilíbrio emocional pode ser a chave para emagrecer de forma saudável e duradoura

Aniversario do Lucas Gomes

No último sábado, dia 10, o Rancho Nossa Senhora Aparecida Recanto da Viola foi palco da comemoração do aniversário de Lucas Gomes, que reuniu...