30.3 C
Três Lagoas
sábado, 10 de janeiro, 2026

Governo autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

Medida beneficia condutores cadastrados no RNPC e deve alcançar cerca de 370 mil pessoas

O governo federal implementou a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores, ou seja, aqueles que não registraram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. A medida administrativa foi assinada nesta sexta-feira (9) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e integra o programa CNH do Brasil, lançado no ano passado.

Serão beneficiados os condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Para esse público, a CNH será renovada automaticamente no sistema no momento do vencimento do documento, sem a necessidade de comparecimento aos Detrans ou realização de exames médicos. Os motoristas aptos serão notificados diretamente pelo governo.

De acordo com o Ministério dos Transportes, cerca de 370 mil condutores devem ser contemplados de forma imediata. A estimativa é de uma economia aproximada de R$ 120 milhões, considerando a dispensa de taxas e custos com exames normalmente exigidos no processo de renovação.

Segundo o ministro Renan Filho, a iniciativa busca diferenciar o bom condutor daquele que comete infrações, reduzindo custos e burocracia para quem mantém histórico positivo no trânsito. Ele destacou ainda que a medida pode estimular motoristas a evitarem infrações para terem direito ao benefício.

O processo de renovação será totalmente automático e digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com a CNH atualizada disponível no aplicativo oficial da CNH do Brasil. A automatização foi viabilizada com o apoio técnico do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A renovação automática será válida para condutores de até 70 anos. A partir dessa idade, continuam sendo exigidos exames periódicos para a manutenção do direito de dirigir.

Além da renovação automática, o programa CNH do Brasil prevê mudanças para reduzir os custos da obtenção da habilitação. Entre elas está o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, com a disponibilização gratuita do conteúdo teórico no aplicativo do governo, sem exigência de carga horária mínima.

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Não compartilhem imagens do acidente’: Irmão de vítima pede respeito após tragédia na MS 240

Apelo foi feito após a circulação de vídeos e fotos da colisão que matou três trabalhadores de Três Lagoas na manhã desta sexta-feira, 09

Três Lagoas mantém liderança nas exportações de MS, segundo levantamento

Com quase 20% do total exportado pelo Estado, município se destaca pela força da indústria de celulose, consolidando posição estratégica na economia

Falece em Três Lagoas, aos 75 anos, mãe do padre Molina e do conselheiro tutelar Paulo Molina

Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino, faleceu em casa nesta madrugada