23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 4 de maio, 2026

Justiça determina que SUS forneça medicamento para tratamento de câncer raro

Decisão do TRF2 obriga União a garantir acesso contínuo ao Mitotano para pacientes com carcinoma adrenocortical

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça o medicamento Mitotano a pacientes diagnosticados com carcinoma adrenocortical (CAC), um tipo raro e agressivo de câncer que não possui alternativa terapêutica com a mesma eficácia disponível no país.

A decisão acolheu parcialmente a tutela provisória de urgência solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), após a negativa do pedido em primeira instância. Para o tribunal, ficou caracterizada a urgência da situação e o risco concreto à vida dos pacientes que dependem do medicamento e estavam sem acesso ao tratamento.

De acordo com o MPF, o Mitotano, anteriormente comercializado no Brasil com o nome Lisodren, é utilizado no tratamento do carcinoma adrenocortical desde a década de 1960. O fármaco é reconhecido como a principal e mais eficaz opção terapêutica para a doença, sendo indicado tanto para tumores inoperáveis, metastáticos ou recorrentes quanto como terapia adjuvante, com o objetivo de reduzir o risco de recidiva após cirurgia.

O órgão destaca ainda que não existe no mercado outro medicamento com eficácia e segurança equivalentes, o que torna o fornecimento contínuo do Mitotano indispensável no âmbito do SUS. Com a concessão da liminar, a União deverá apresentar um plano de ações e um cronograma detalhado para assegurar que todos os pacientes com indicação médica recebam o medicamento de forma regular, evitando a interrupção do tratamento.

O MPF relembra que a crise no fornecimento do Mitotano se agravou em março de 2022, quando a empresa responsável pelo registro do produto no Brasil comunicou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a descontinuação definitiva da fabricação e da importação do medicamento por razões comerciais. Desde então, hospitais de referência do SUS, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), passaram a enfrentar falta de estoque, levando pacientes a arcarem com os custos do remédio ou a dependerem de empréstimos pontuais entre unidades de saúde.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas será contemplada com micro-ônibus do Ministério da Saúde para transporte de pacientes do SUS

Veículo vai reforçar deslocamento de moradores para consultas, exames e tratamentos em outras cidades, ampliando acesso à saúde pública

Três Lagoas lidera onda de violência no leste de MS com duas mortes

Casos foram registrados em menos de 48 horas e aumentaram tensão na região

Apelo de família por criança autista expõe problema de barulho no Centro de Três Lagoas

Faixa instalada na rua Duque de Caxias denuncia sofrimento causado por som alto, motos barulhentas e aglomerações durante madrugadas de fins de semana e feriados