22.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de janeiro, 2026

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da fase inicial do Alzheimer

Leqembi, à base do anticorpo lecanemabe, é indicado para retardar o declínio cognitivo em pacientes com demência leve

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de pacientes diagnosticados na fase inicial da doença de Alzheimer. O remédio, denominado Leqembi, teve a liberação publicada no Diário Oficial da União no dia 22 do mês passado e representa um avanço no cuidado com pessoas que apresentam os primeiros sinais da enfermidade.

Produzido com o anticorpo lecanemabe, o Leqembi é indicado para retardar o declínio cognitivo em pacientes com demência leve causada pela doença de Alzheimer. De acordo com o registro da Anvisa, o medicamento atua reduzindo as placas beta-amiloides no cérebro, cujo acúmulo é uma das principais características da doença. O produto é apresentado na forma de solução para diluição e infusão intravenosa.

A eficácia clínica do medicamento foi avaliada em um estudo principal que envolveu 1.795 pessoas com Alzheimer em estágio inicial, todas com presença confirmada de placas beta-amiloides no cérebro. Os participantes receberam o Leqembi ou um placebo durante o período de análise.

Segundo a Anvisa, a principal medida de eficácia foi a mudança nos sintomas após 18 meses de tratamento, avaliada por meio da escala de demência CDR-SB, utilizada para medir a gravidade da doença de Alzheimer. A escala considera aspectos que indicam o impacto do comprometimento cognitivo na vida diária do paciente.

Os resultados mostraram que, no subgrupo de 1.521 pessoas analisadas, os pacientes tratados com o novo medicamento apresentaram um aumento menor na pontuação da escala CDR-SB em comparação aos que receberam placebo, indicando uma progressão mais lenta dos sintomas.

Com informações da Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terceira morte é confirmada após colisão entre picape e carreta na MS 240

Colisão frontal com caminhão aconteceu entre Inocência e Paranaíba matou Filipe Torres, Wellington Luiz e Leandro Rodrigues nesta sexta-feira, 09

UFMS Três Lagoas lança residência em Enfermagem Obstétrica e consolida polo de saúde na região

Programa deverá começar em março e representa um marco histórico para a formação em saúde no município

Marcos Pollon propõe CPI para investigar escândalo do Banco Master

O deputado federal Marcos Pollon (PL=MS) protocolou requerimento para criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com a finalidade de investigar o Banco Master....