35.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de dezembro, 2025

DAM de Três Lagoas divulga balanço de 2025 com recorde de medidas protetivas

Levantamento aponta redução de 93% no número de inquéritos em andamento e reforça a eficiência da atuação policial no combate à violência doméstica e de gênero.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira, 29, o balanço anual das atividades da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, referente ao período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2025. Os dados demonstram avanços expressivos no enfrentamento à violência doméstica e de gênero, bem como na celeridade das investigações e na aplicação de medidas protetivas às vítimas.

De acordo com o relatório, 1.332 boletins de ocorrência foram deliberados ao longo do ano, incluindo registros feitos diretamente na DAM e aqueles recebidos por meio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC). O número reforça a alta demanda de casos analisados pela equipe especializada.

No mesmo período, foram instaurados 1.356 procedimentos policiais, sendo 1.332 inquéritos e 24 autos de apuração de ato infracional relacionados a adolescentes. As equipes da DAM concluíram 2.054 investigações, reduzindo drasticamente o volume de inquéritos em andamento de 795, em 2024, para apenas 53 em 2025. A redução representa queda de aproximadamente 93,4%, um marco histórico na unidade.

Outro destaque do balanço é o recorde no número de medidas protetivas de urgência solicitadas, que somaram 874 pedidos ao longo do ano. O dado evidencia o fortalecimento da confiança das vítimas no atendimento especializado e o comprometimento da Polícia Civil em garantir proteção imediata às mulheres em situação de risco.

Além disso, 84 prisões em flagrante foram realizadas exclusivamente pela equipe da DAM, demonstrando a resposta rápida e efetiva diante das denúncias formalizadas pelas vítimas.

Com resultados que refletem eficiência e sensibilidade na condução dos casos, a Delegacia da Mulher de Três Lagoas reforça seu papel essencial na interrupção de ciclos de violência, acolhimento humanizado das vítimas e responsabilização dos agressores. A unidade segue como referência regional na proteção de mulheres, crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência e promovendo segurança e dignidade às famílias três-lagoenses.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Super Sete acumula e prêmio sobe para R$ 250 mil no próximo concurso

Concurso 791, sorteado na segunda-feira, não teve ganhadores na faixa principal A Caixa Econômica Federal realizou na noite de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025,...

Lei autoriza poda ou corte de árvores em caso de omissão do órgão ambiental

Medida vale apenas para situações de risco e permite ação após prazo de 45 dias sem resposta Uma nova lei publicada no Diário Oficial da...

MP autoriza liberação do saldo do FGTS para demitidos que aderiram ao saque-aniversário

Pagamento será feito de forma escalonada até fevereiro de 2026 e pode beneficiar mais de 14 milhões de pessoas Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do...