Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) divulgou, nesta segunda-feira (22), a lista de aprovados na prova escrita objetiva do processo seletivo para formação de banco de reserva de professores temporários da Rede Estadual de Ensino (REE/MS). A publicação ocorreu em edição especial do Diário Oficial do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD).
A prova foi aplicada no dia 7 de dezembro e contou com mais de 30 mil inscritos. O resultado divulgado corresponde à segunda etapa do certame, de caráter eliminatório e classificatório. Conforme previsto em edital, os candidatos foram listados em ordem alfabética, sem relação direta com a pontuação obtida.
O resultado foi organizado em três listas, de acordo com a área de atuação escolhida pelos candidatos. Na área de Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e suas Modalidades, foram listados 19.734 nomes. Já em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas Modalidades, constam 10.663 candidatos. Na Educação Infantil, aparecem 1.663 inscritos.
De acordo com a SED, nenhum candidato foi classificado como reprovado. No entanto, 2.037 inscritos foram considerados ausentes e, por isso, eliminados do processo seletivo. Outros 2.439 candidatos também foram eliminados por não atingirem a pontuação mínima exigida, de 15 pontos.
Ao todo, 27.583 candidatos foram aprovados na prova objetiva. Deste total, 71 participantes alcançaram a pontuação máxima de 30 pontos. Outros 297 candidatos obtiveram 29 pontos, enquanto 862 alcançaram 28 pontos.
Os candidatos podem consultar individualmente a folha de respostas e o boletim de desempenho por meio do site www.avalia.org.br. O acesso ficará disponível por 60 dias. Caso seja identificada alguma inconsistência entre o gabarito e a pontuação, é possível interpor recurso até às 23h59 desta terça-feira (23), também pelo site da banca organizadora. O pedido de recurso não tem efeito suspensivo e não altera o cronograma das próximas etapas.
As fases seguintes do processo seletivo incluem a Avaliação Curricular, por meio da prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório, além do procedimento de validação e avaliação presencial de candidatos autodeclarados pessoas com deficiência, negros e indígenas. Essas etapas possuem caráter eliminatório. O edital prevê reserva de 5% das convocações para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e 3% para indígenas.
A remuneração do professor temporário será proporcional à carga horária atribuída no momento da convocação. Para jornada de 40 horas semanais, o valor pode chegar a R$ 7.512,00, considerando a titulação do profissional, que pode incluir licenciatura, especialização, mestrado ou doutorado. Segundo levantamento do Instituto Península, Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição entre os estados com maior salário para professores da rede estadual.
Confira a lista completa de aprovados e as pontuações no link:
https://correiodoestado.com.br/cidades/sed-divulga-nomes-aprovados-em-prova-objetiva/459521/
com informações Correio do Estado


