Geral – 31/01/2013 – 18:01
Mais de 100 universitários de Cruzeiro não sabem se vão poder concluir o curso superior neste ano. A Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC), fechou as portas sem dar explicações e até agora os alunos não puderam nem fazer a matrícula para o ano de 2013.
Uma das estudantes, Amanda Rodrigues, explica que os estudantes ainda não sabem o que vai acontecer. “A gente não foi comunicado. A gente veio fazer matrícula esse ano agora, no começo de janeiro, porém, não abriu”, disse.
Lucas Itachi, aluno de História completaria neste ano o último semestre do curso. O investimento até agora foi de R$ 10 mil. “Foi perdido tempo, dinheiro, dedicação também. Não tem funcionário na faculdade, a gente está totalmente perdido”, afirma.
Até 2012, a faculdade funcionou normalmente. O irmão da estudante Roberta Nunes se formou o ano passado. Já ela, que cursa Administração e é bolsista do Prouni, pode não ter a mesma oportunidade. “Eu estudei para conseguir o Prouni, então agora tudo ser destruído, porque a faculdade não nos dá um retorno é muito triste”, lamenta.
“A gente não tem faculdade para ir. Tentei transferência nas faculdades próximas também, porém eles não estão aceitando bolsa do Prouni e eu nem sei também se estou com bolsa. E a gente está sem chão, porque vão começar as aulas e a gente está sem faculdade, simplesmente”, completa Amanda.
Outro lado
Durante uma semana a reportagem tentou conversar com representantes da FIC, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.
Por meio de nota, o MEC informou que a faculdade não fez o pedido de descredenciamento. Por isso, o Ministério da Educação não havia sido informado sobre o fechamento da instituição. A orientação é que os estudantes procurem o Procon, já que houve quebra de contrato. Sobre o Prouni, o MEC informou que os estudantes podem pedir transferências pra outras instituições.
Fonte: G1