34.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Com apoio da Arauco, Imasul inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres em Três Lagoas (MS)

Parceria amplia capacidade de atendimento na região, reforçando compromisso com a proteção da fauna silvestre e a sustentabilidade

Dezembro de 2025 – Nesta quinta-feira, 11, foi inaugurado o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Três Lagoas (MS), resultado da parceria entre o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a Arauco e outras 10 empresas. A nova unidade complementa o trabalho do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande, a cerca de 340 km, e representa um avanço significativo na proteção da fauna local.

O Cetas tem como objetivo oferecer atendimento médico-veterinário inicial, rápido e adequado, garantindo estabilização e tratamento emergencial dos animais silvestres. Após os cuidados, eles serão preparados para a soltura em seu habitat natural ou, em casos mais graves, encaminhados para reabilitação de longo prazo na Capital.

A cerimônia contou com a presença da gerente de Meio Ambiente do Projeto Sucuriú da Arauco, Camila Paschoal, representantes de empresas parceiras na construção da unidade, e autoridades estaduais e municipais, entre elas, o governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo, presidente da Câmara, vereador Antônio Luiz Empke e promotor de Justiça e Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, reforçando a importância da iniciativa para a conservação da biodiversidade.

Legado sustentável

A participação da Arauco na instalação do Cetas integra as ações do Projeto Sucuriú, consolidando a empresa como referência global em sustentabilidade. O investimento inicial da Companhia na unidade é de R$ 1,1 milhão em equipamentos, além da contratação de dois profissionais por dois anos para atendimento especializado.

“A Arauco mantém operações florestais em 10 municípios da região, sempre com um compromisso inegociável com a gestão sustentável e o cuidado com a fauna silvestre. Apoiar a criação e o funcionamento do Cetas em Três Lagoas é uma ação que reflete nossa responsabilidade ambiental. O Centro garantirá que os animais silvestres, parte vital da biodiversidade local, recebam os cuidados necessários e tenham melhor chance de readaptação na natureza, contribuindo diretamente para um legado positivo e transformador em Mato Grosso do Sul”, destacou Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Institucional da Arauco.

“É fundamental ressaltar que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul exige uma fiscalização intensiva na vertente ambiental. O estado e as empresas demonstram dedicação e comprometimento com a biodiversidade. Temos alcançado resultados importantes através de ações que são altamente eficazes e efetivas na conscientização de todos e, sobretudo, na recuperação de danos que possam ser causados ao meio ambiente. Quero agradecer a todos pela dedicação e pelo comprometimento neste projeto”, enfatizou Riedel.

Estrutura e funcionamento

O novo centro foi projetado para atender às necessidades específicas da fauna silvestre da região. Ele conta com:

  • Recepção, escritório administrativo, ambulatório, cozinha e três recintos para animais silvestres, garantindo infraestrutura adequada para triagem e cuidados iniciais.
  • Equipe especializada, composta por um médico veterinário com experiência em fauna silvestre e biólogo tratador de animais.
  • Abrangência regional, atendendo municípios como Três Lagoas, Inocência, Paranaíba, Água Clara, Selvíria, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Aparecida do Taboado.
  • Capacidade de atendimento estimada em 600 animais por ano, incluindo espécies apreendidas, resgatadas ou entregues voluntariamente.
    A ação faz parte do Termo de Compromisso firmado com o Imasul.

Com informações ASSCOM | Arauco

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Imagens mostram momento em que ‘Tchula’ é executado em conveniência na Vila Verde

Criminosos armados chegaram em um HB20 prata, entram armados no comércio e assassinaram Wesley Lima Souto, de 30 anos na última quinta-feira, 11.

CCJ encerra 2025 com avanços em jornada de trabalho, reforma tributária e combate ao crime organizado

Comissão aprovou 87 matérias, realizou 45 reuniões e rejeitou PEC da Blindagem, destaca balanço apresentado por Otto Alencar A Comissão de Constituição e Justiça do...

Setor de serviços cresce 6,3% em Mato Grosso do Sul e reverte queda anterior

Estado também registra alta de 8,4% na comparação com outubro do ano passado, segundo IBGE O setor de serviços de Mato Grosso do Sul voltou...