24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de março, 2026

MS Ativo: Cooperação encerra 2025 com adesão total dos 79 municípios

Programa reforça integração entre Estado e prefeituras e inicia novo ciclo de monitoramento até 2026

O Programa MS Ativo Cooperação concluiu sua agenda de 2025 nesta semana com a realização de um grande encontro de monitoramento que reuniu 61 municípios e mais de 200 participantes. A reunião marcou o encerramento das atividades do ano e consolidou a adesão de 100% das prefeituras sul-mato-grossenses à iniciativa, que seguirá ativa até dezembro de 2026.

A abertura do evento foi conduzida pelo secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, que ressaltou o avanço da articulação entre o Governo do Estado e as prefeituras na etapa de monitoramento dos planos. Foram contabilizados 146 técnicos municipais e 17 representantes estaduais presentes.

Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas pelos municípios ao longo do ano, incluindo entregas já consolidadas e ajustes necessários nos planos de ação. As equipes estaduais também revisaram procedimentos operacionais essenciais para acompanhamento do programa, oferecendo novas orientações e esclarecendo dúvidas para padronizar métodos de trabalho.

Com foco no novo ciclo que se estende até 2026, o programa anunciou que o próximo ano será dedicado integralmente ao monitoramento contínuo. A proposta exige maior integração entre equipes municipais e estaduais. Representantes das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Ambiente de Negócios detalharam estratégias e formas de atuação que nortearão o processo.

Entre as decisões estão a realização de encontros virtuais bimestrais e o envio de alertas sobre prazos, com objetivo de garantir fluidez ao acompanhamento das ações. O Governo do Estado reforçou a importância de que cada município mantenha ativa sua equipe de referência e o contato permanente com os canais oficiais do programa.

Para a Superintendência de Fomento ao Municipalismo, os resultados de 2025 demonstram a consolidação da cooperação entre Estado e municípios. O superintendente Marcilio Moreira destacou que o ano registrou um saldo muito positivo, com adesão de todos os 79 municípios ao MS Ativo Cooperação e fortalecimento de uma agenda transversal capaz de potencializar políticas públicas voltadas ao cidadão.

com informações Agência de Noticias do Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda-feira

A Receita Federal espera receber um total de 647.829 em Mato Grosso do Sul

Pantanal é a estrela principal em reunião da alta cúpula da COP15, em Campo Grande

Participaram os presidentes paraguaio e brasileiro, Marina Silva, o chanceler boliviano e Amy Fraenkel, da ONU O Pantanal foi a estrela dos discursos da alta...

Semana começa em Três Lagoas com previsão de tempo instável

Sol predomina durante o dia, mas aumento de nuvens pode provocar chuvas intensas entre a tarde e a noite.