22.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026

Agrinho 2025 premia estudantes e reforça educação ambiental em Mato Grosso do Sul

Programa mobiliza milhares de alunos e destaca preservação do Pantanal

O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (3) da cerimônia de premiação do Concurso Agrinho 2025, iniciativa do Senar-MS, do Sistema Famasul, que promove educação ambiental e a valorização do agro nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

O programa desenvolve ações pedagógicas que aproximam os estudantes do campo, do meio ambiente e do conhecimento, por meio de concursos culturais, projetos escolares e formação para professores. Criado no Paraná, o Agrinho chegou ao Estado em 2014, trazido por Riedel quando presidia a Famasul.

Durante o discurso, o governador ressaltou a relevância do projeto para a formação das crianças e jovens. Ele destacou que o programa oferece informações essenciais sobre produção, preservação, organização das cadeias produtivas e cultura sul-mato-grossense, especialmente com a presença marcante do Pantanal.

Nesta 11ª edição, o Agrinho é destinado a alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O tema de 2025, “Cultivando Saberes, Protegendo o Pantanal”, incentiva práticas educativas que integrem sustentabilidade, produção agropecuária responsável e valorização dos recursos naturais desse importante bioma.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, celebrou o crescimento do programa no Estado. Segundo ele, o Agrinho, que começou com 30 mil alunos e oito municípios, bateu recorde nesta edição, reunindo 605 escolas, 216 mil alunos, 16 mil professores e 79 municípios participantes.

Os estudantes puderam concorrer com desenhos, redações, fábulas, poemas, cartas, contos, paródias, podcasts e reportagens. Professores e coordenadores também participaram com relatos de práticas pedagógicas alinhadas ao tema. As escolas inscreveram relatos institucionais destacando ações coletivas.

Desde sua implantação em Mato Grosso do Sul, o Agrinho já impactou mais de 1 milhão de alunos, 65 mil professores e 3,8 mil escolas, consolidando-se como um dos maiores programas educativos do Estado voltados à conscientização ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente grave entre carro e caminhão interdita parcialmente rodovia próxima a Selvíria

Motorista do carro foi socorrido e encaminhado ao hospital de Ilha Solteira com ferimentos leves

Justiça mantém liberdade de mulher acusada de dirigir embriagada e ameaçar familiares

Decisão considerou justificativa médica e manteve a acusada em liberdade, sob acompanhamento judicial

Vigilância Sanitária apreende canetas emagrecedoras e ampolas irregulares enviadas pelos Correios em MS

Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária Estadual e dos Correios resultou na apreensão de milhares de medicamentos irregulares enviados de forma ilegal em Mato Grosso do Sul