Entrega reforça combate a incêndios florestais e atendimento urbano; evento celebrou Dia do Patrono e homenageou 30 personalidades
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou 16 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado na tarde desta terça-feira (2), durante solenidade alusiva ao Dia do Patrono da corporação, Imperador Dom Pedro II. A cerimônia também marcou a formatura da turma Caiman de oficiais e de soldados temporários, além da entrega da principal honraria do CBMMS, concedida a 30 civis e militares que se destacaram em ações em prol da corporação e da comunidade.
Do total de veículos entregues, 10 são unidades de resgate que reforçarão o atendimento em Campo Grande, enquanto seis caminhonetes serão destinadas às operações de combate a incêndios florestais no interior do Estado. Segundo o governo, a ampliação da frota integra um conjunto de investimentos que visa fortalecer a capacidade operacional dos bombeiros, especialmente diante do aumento das ocorrências no Pantanal e em áreas urbanas.
A cerimônia também destacou o avanço nos processos de formação. O Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, iniciado em janeiro de 2024, concluiu a capacitação de 10 oficiais em atividades operacionais, combate a incêndios, salvamentos e segurança contra incêndio e pânico. Já o curso básico para praças e oficiais temporários formou 250 militares, sendo 240 soldados temporários e 10 oficiais temporários com especialização em tecnologia da informação. Eles receberam treinamento em atendimento pré-hospitalar, salvamentos e combate a incêndios e estão aptos a atuar nas unidades do Estado.
Durante o evento, o governo estadual apresentou o balanço de investimentos realizados nos últimos três anos, que somam R$ 104,4 milhões em obras, viaturas e equipamentos. Entre as ações estão a inauguração de quartéis em Miranda e Nova Casa Verde, construções em andamento em Cassilândia e Água Clara e projetos estruturais em Campo Grande e Jardim. A compra de equipamentos como EPIs de salvamento e combate a incêndios, materiais aeronáuticos, fardamento e itens de mergulho também integra o pacote de modernização.
O governo anunciou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (8), os bombeiros contarão com uma junta de inspeção de saúde por telemedicina, reduzindo a necessidade de deslocamentos para avaliações médicas. Outro destaque foi a definição de bases avançadas do CBMMS em áreas estratégicas do Pantanal para monitoramento e combate aos incêndios florestais.
As viaturas e equipamentos entregues fazem parte de um plano de expansão estruturado para melhorar a resposta da corporação, tanto em emergências urbanas quanto em desastres ambientais, reforçando a atuação dos bombeiros em todo o território sul-mato-grossense.
com informações jornal Midiamax


