37.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de dezembro, 2025

Exposição artística “TEKOHÁ” é aberta no Paço Municipal de Três Lagoas com trabalhos produzidos ao longo de 2025

Mostra reúne 40 obras de participantes do projeto cultural que promove inclusão, identidade e criatividade

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza nesta segunda-feira a abertura oficial da exposição de desenho artístico “TEKOHÁ – O Espaço onde Somos o que Somos”, às 19h, no saguão do Paço Municipal. A mostra ficará disponível para visitação do público até 19 de dezembro, durante o horário comercial.

Com 40 trabalhos produzidos ao longo de 2025, a exposição apresenta obras desenvolvidas pelos participantes do projeto “TEKOHÁ – Meu Caminhar na Arte”, coordenado pelo professor Giovani Pedroso.

As atividades envolvem crianças, adolescentes e adultos de diferentes faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão, a diversidade e o acesso à cultura.

Baseado no conceito guarani de “tekohá”, que remete ao lugar de pertencimento, vida e identidade cultural, o projeto trabalhado durante todo o ano abordou temas como autoconhecimento, raízes culturais e diversidade. As oficinas promoveram rodas de conversa, experimentações em técnicas variadas de desenho e pintura, releituras, colagens e práticas inspiradas na arte indígena, sempre com mediação pedagógica para garantir acessibilidade e participação plena.

Desenvolvido entre março e novembro, o projeto contou com encontros semanais e acompanhamento individualizado dos participantes. Segundo a equipe responsável, os resultados são visíveis no fortalecimento da autoestima, no desenvolvimento artístico e na construção de um ambiente inclusivo que valoriza cada trajetória.

A Diretoria de Cultura convida a população a prestigiar a mostra no Paço Municipal, que celebra o trabalho criativo dos artistas e reforça a arte como instrumento de expressão, educação e identidade social.

com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carros carregados com cigarros contrabandeados são apreendidos em Brasilândia

Material apreendido foi encaminhado à Receita Federal, em Campo Grande.

Com R$ 4.5 milhões em emendas, recursos de Marcos Pollon refletem compromisso com qualidade de vida do município

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) destinou ao todo R$ 4.530.00,00 em emendas para investimentos em Dourados. Recursos foram enviados para Saúde, Assistência Social...

Homem é preso com espingarda após caso de violência doméstica em Brasilândia

Suspeito de 57 anos foi detido com arma, munições e uma faca usada para intimidar a vítima.