28.9 C
Três Lagoas
sábado, 29 de novembro, 2025

Após passar por Nova Andradina, espetáculo “Puerpéria” desembarca em Campo Grande neste sábado

Montagem protagonizada pela diretora e atriz três-lagoense Déia Fernandes mergulha nas dores e resistências da experiência feminina.

Depois de passar por Três Lagoas, Brasilândia e Nova Andradina com sessões marcadas por forte emoção do público, o espetáculo “Puerpéria” chega a Campo Grande neste sábado, 29, dando sequência à circulação contemplada pela Lei Aldir Blanc. A obra, que tem lotado teatros e provocado debates importantes por onde passa, mergulha profundamente na vivência feminina e nas violências silenciosas enfrentadas por mulheres, especialmente durante o puerpério e no período pós-parto.

A criadora e protagonista, a atriz e diretora três-lagoense Déia Fernandes, celebra com o espetáculo seus 30 anos de carreira, revelando que este deve ser seu último trabalho em cena. Em entrevista à Caçula FM antes do início da turnê, ressaltou que agora deseja se dedicar integralmente à direção teatral. “Puerpéria nasceu das minhas próprias vivências como mãe e de um processo intenso de escuta com outras mulheres”, disse. Para ela, a obra funciona como um “abraço coletivo”, voltado não apenas às mães, mas a todas que enfrentam dores emocionais, sociais e simbólicas por sua condição feminina.

Nas apresentações anteriores, o público acompanhou momentos de profunda identificação. “Chegamos à terceira apresentação em uma noite emocionante, com mulheres fortes e de uma sensibilidade ímpar”, relatou a atriz em sua rede social, com agradecimentos especiais a Juliana Zampieri, Fábio Arruda, além da FUNAC, SEMEC, SEMCIAS e Prefeitura de Nova Andradina pelo apoio e acolhimento.

Um dos pilares do projeto são as rodas de escuta, realizadas antes do processo de criação e retomadas em cada município visitado. Em Campo Grande, a iniciativa será repetida, reforçando o caráter social do espetáculo e oferecendo espaço seguro para relatos de experiências muitas vezes silenciadas.

Além das quatro cidades já contempladas, Três Lagoas, Brasilândia, Nova Andradina e agora Campo Grande, a circulação segue ainda para Costa Rica neste domingo, 30, ampliando o alcance da mensagem e promovendo reflexão sobre saúde mental, maternidade e violência contra a mulher.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Engavetamento com cinco caminhões interdita trecho da MS 377 em Três Lagoas

Rodovia ficou praticamente travada após sequência de colisões envolvendo carretas, betoneiras e caminhão-tanque na tarde desta sexta-feira, 28.

Três são presos pela DAM após ameaças e descumprimento de medidas protetivas em Três Lagoas

Casos envolvem deboche à Justiça, e-mails com ameaças de morte e até uma tentativa de invasão à residência.

Coronel David exalta novos oficiais da PMMS e reforça agenda pela segurança pública

Os novos aspirantes, agora habilitados para funções de comando, passam a integrar o efetivo da corporação em todo o território sul-mato-grossense.