Documento define missão, visão e 14 objetivos para modernizar gestão, fortalecer instituições e ampliar proteção à população
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou, nesta quinta-feira , o Mapa Estratégico 2025–2030, documento que orientará as ações e prioridades da segurança pública de Mato Grosso do Sul pelos próximos cinco anos. A entrega marca o encerramento do ciclo de mentoria em gestão e planejamento desenvolvido pela consultoria Oscar 1.
O material reúne missão, visão, valores e uma nova estrutura de governança para execução do Plano Estadual de Segurança Pública. Ao todo, são 14 objetivos estratégicos divididos em três pilares: Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade. Entre os temas abordados estão capacitação, infraestrutura, inteligência, comunicação e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.
A missão da Sejusp foi atualizada para “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”, enquanto a visão reforça o compromisso com uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.
O sócio fundador da Oscar 1, general Valério Luiz Lange, destacou que o documento inaugura um novo ciclo para a pasta. Para ele, o planejamento deixa um legado de governança e metas claras para os próximos anos. O general Gerson Menandro reforçou que o trabalho resultou em materiais de excelência, comparáveis aos melhores produzidos no país.
A coordenadora técnica de Planejamento da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica, Katiuscia Campos Fernandes, afirmou que o novo modelo avança para uma gestão baseada em resultados. Segundo ela, ações coordenadas garantem maior eficiência no uso dos recursos públicos.
O secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, ressaltou que a etapa agora é de execução. Ele afirmou que a estrutura de governança criada permitirá monitorar, avaliar e colocar em prática o que foi planejado.
Para o secretário-adjunto Ary Carlos Barbosa, o processo representa um marco inédito pela robustez e clareza das metas. Encerrando o evento, o secretário Antonio Carlos Videira destacou o compromisso com o futuro da segurança pública do Estado e afirmou que a missão da pasta vai além da proteção: “É construir um Estado e um país melhores”, disse.
A apresentação contou com a presença de autoridades das forças de segurança e da equipe de mentoria responsável pelo desenvolvimento do mapa estratégico.
Com informações Agência MS


