jovens vereadores avançam com propostas voltadas à educação, meio ambiente e saúde
O Parlamento Jovem 2025 aprovou, na noite desta segunda-feira (24), cinco dos 14 projetos de lei apresentados até o momento, durante a 6ª sessão ordinária do programa. Pela primeira vez, os jovens vereadores aprovaram suas próprias propostas legislativas, marcando um momento considerado histórico pelo grupo.
Entre os projetos aprovados estão o Programa de Promoção da Saúde Mental e Prevenção ao Bullying nas escolas públicas e o Programa Municipal de Incentivo ao Pensamento Computacional, ambos de autoria do jovem Leonardo Alencar. Também receberam aprovação o Programa Municipal Cantinho Verde, que incentiva pequenos espaços verdes urbanos, de autoria de Sara Leite; a criação de política pública para diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA), proposta por Sara Cortes; e o Programa Municipal de Combate ao Cyberbullying, de autoria de Samuel Santana.
Durante a sessão, foi apresentado ainda o 14º projeto do programa, que trata da criação de um Programa de Conscientização sobre o uso de cigarro eletrônico nas escolas da Rede Municipal.
Após as votações, os jovens vereadores utilizaram a tribuna para apresentar reivindicações e destacar ações, como melhorias em vias de acesso, valorização da história do Rio Paraná, implantação de ciclovias, proteção ao meio ambiente e organização escolar. O programa ainda contará com mais duas sessões para análise e votação dos demais projetos em tramitação.
Com informações ASSCOM / CMTL


