30.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Carreta da Saúde da Mulher chega a Três Lagoas e inicia atendimentos na próxima sexta-feira

Unidade móvel oferecerá exames de média complexidade, onde atendimentos devem continuar por até 30 dias na cidade

A Carreta da Saúde da Mulher chegou na tarde desta segunda-feira, 28, a Três Lagoas, primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a receber a estrutura nesta etapa do programa estadual Agora Tem Especialista, em parceria com a AgSUS. A unidade móvel oferecerá uma ampla gama de exames voltados ao diagnóstico precoce e cuidado integral da saúde feminina.

Entre os procedimentos disponíveis estão mamografia digital, ultrassonografia mamária bilateral, ultrassonografia transvaginal e pélvica, colposcopia, punção de mama por agulha grossa, excisões do colo uterino (tipos I e II), biópsias de mama e do colo do útero, além de consultas médicas, teleconsultas e exames anatomopatológicos. A estrutura foi montada ao lado do Polo Esportivo Eduardo Milanez, na Lagoa Maior.

Inicialmente prevista para chegar em 15 de novembro, a carreta teve sua vinda adiada para atender a demanda reprimida em Campo Grande. Com a chegada confirmada nesta segunda-feira, os atendimentos em Três Lagoas começam no dia 28 de novembro e devem seguir por no mínimo 30 dias.

A enfermeira Vivian Tanaka, integrante da equipe responsável pela unidade, explicou como ocorre a operação da carreta nos municípios. “A carreta faz parte do programa Agora Tem Especialista. A AGESUR organiza toda a logística, e aqui ofertamos mamografia, ultrassonografia de mama e atendimentos na área ginecológica. A expectativa é realizar pelo menos 30 atendimentos por dia.”, destacou em entrevista à Caçula FM.

Ela reforçou que todos os atendimentos são regulados pela Unidade de Vigilância em Saúde (UVS) e não funcionam por livre demanda.

A diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Jamila Gomes, também falou sobre o funcionamento dos serviços. “A carreta não vai atender apenas munícipes de Três Lagoas, mas também pacientes da nossa macrorregião de saúde. O objetivo é reduzir a fila de espera para exames como mamografia, ultrassom e alguns tipos de biópsias.”

Jamila reforçou que somente pacientes já cadastrados e aguardando na fila de regulação serão atendidos: “Não é atendimento por ordem de chegada. Quem será atendido é quem está na fila de demanda reprimida. Por isso é fundamental que os pacientes estejam com o cadastro atualizado para que a equipe consiga entrar em contato.”

A carreta está instalada na Lagoa Maior, ao lado do Poliesportivo Eduardo Milanez, onde também será utilizada infraestrutura de apoio para os atendimentos diários. Com início marcado para 1º de dezembro, a unidade permanecerá na cidade até pelo menos 1º de janeiro, contribuindo para ampliar o acesso a exames essenciais e agilizar diagnósticos na região Costa Leste.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

De Repente, Um Samba Encanta Três Lagoas em Noite Histórica

Três Lagoas viveu uma noite memorável no último dia 22 de novembro de 2025, quando a quietude tradicional da Vila Vicentina deu lugar ao...

Corrida SEST SENAT reúne participantes na Lagoa Maior

No último domingo (23), a Lagoa Maior foi palco da Corrida e Caminhada promovida pelo SEST SENAT, um evento que se destacou como um...

Aniversário deKarin Rodrigues Bunning

Na última quinta-feira, dia 20, foi comemorado o aniversário da jovem Karin Rodrigues Bunning, que reuniu amigos e familiares para celebrar a data especial....