Levantamento aponta aumento expressivo e CNH ganha destaque entre os alvos dos golpistas
As tentativas de fraude documental no Brasil mais que dobraram entre 2022 e 2025, impulsionadas pelo avanço do comércio on-line e dos serviços financeiros digitais. Dados da empresa de verificação inteligente de documentos Caf mostram que os golpes saltaram de mais de 19 mil, em 2022, para mais de 51 mil no acumulado de 2025. O pico ocorreu em 2023, quando foram registradas mais de 66 mil tentativas.
A carteira de identidade segue como o documento mais visado, concentrando 84% das fraudes registradas em 2025. A Carteira Nacional de Habilitação também teve crescimento significativo na participação nos golpes, passando de 8% em 2022 para 14% neste ano. Segundo o diretor de tecnologia da Caf, José Oliveira, a grande quantidade de versões de RG ainda em circulação aumenta a vulnerabilidade, enquanto a adoção da nova Carteira de Identidade Nacional avança lentamente. Ele afirma que soluções baseadas em inteligência artificial são cada vez mais essenciais para identificar adulterações, embora a combinação entre tecnologia e análise humana alcance o melhor resultado, com 98% de eficácia.
A pesquisa utilizou a tecnologia de Documentoscopia, que reúne verificação automatizada, captura assistida, leitura por OCR e análise especializada. Somente em 2025, mais de 11 milhões de documentos passaram pela plataforma da Caf, empresa fundada em 2019 e especializada em soluções antifraude, como biometria, reconhecimento documental e validação de identidade usadas por sites e aplicativos.
com informações Correio do Estado


