Má postura ao celular e computador pode causar lesões e exige atenção a hábitos diários
O uso prolongado de celulares, computadores e notebooks tem elevado o número de jovens e adultos com dores cervicais e tensões musculares. A jovem Heloisa da Silva, de 22 anos, passou a sentir desconfortos intensos aos 18 anos e, após crises frequentes, descobriu diagnóstico de escoliose e disfunção temporomandibular, condições agravadas pela má postura e longas horas diante das telas. Ela realiza fisioterapia e adotou hábitos diários para manter a coluna estável, como corrigir a postura, evitar carregar peso de um lado e fortalecer a musculatura.
Segundo o ortopedista Gustavo Sanchez, pausas de dois minutos a cada hora e alongamentos simples ajudam a prevenir dores. Ele recomenda ajustar a altura da tela ao nível dos olhos e evitar o uso do celular com a cabeça baixa. Atividades físicas e fortalecimento da musculatura do pescoço, ombros e costas também são essenciais.
Pessoas sedentárias, com baixa massa muscular, obesidade ou que trabalham longos períodos em posições inadequadas têm maior risco de desenvolver lesões cervicais. Entre os sinais de alerta que exigem consulta médica estão dor intensa com irradiação para os braços, sensação de choque, formigamento nas mãos e perda de força para tarefas simples. O tratamento pode envolver fisioterapia, medicamentos e, em poucos casos, cirurgia.
com informações jornal Midiamax


