Medida suspende importação e circulação de produtos sem registro sanitário
A Anvisa ampliou o combate às canetas emagrecedoras irregulares e proibiu a fabricação, distribuição, importação, venda, propaganda e uso de medicamentos à base de GLP-1 que não possuem registro sanitário no Brasil. A decisão ocorreu após o aumento das vendas clandestinas desses produtos no país.
Segundo a agência, itens sem registro só podem ser importados de forma excepcional para uso pessoal, mediante prescrição médica. No entanto, quando há proibição expressa, qualquer modalidade de importação é automaticamente suspensa.
Entre os produtos vetados estão T.G. 5, Lipoless, Lipoless Éticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar. A medida visa impedir o desvio de uso e proteger a saúde dos consumidores, já que esses medicamentos não tiveram eficácia, segurança ou qualidade avaliadas no Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, a fiscalização recente resultou na apreensão de canetas emagrecedoras contrabandeadas em um caminhão dos Correios, onde também foram encontradas drogas. No país, medicamentos que atuam sobre o GLP-1 só podem ser adquiridos com receita médica, que deve permanecer retida na farmácia.
Com informações Correio do Estado


