Geral – 01/02/2012 – 10:02
A orla da Lagoa Maior, considerada atualmente como um dos principais cartões postais da Cidade de Três Lagoas continua sendo visitada por muitos três-lagoenses e principalmente por turistas que se encantam com a bela natureza do local.
O espaço é utilizado diariamente para diversas práticas de esportes, como caminhadas e ciclismo, além de atividades físicas na academia a céu aberto. Na orla também existem barracas, que atendem diariamente seus visitantes com diversas bebidas. Para as crianças, um playground foi montado próximo ao Shopping Popular.
Para que esta bela paisagem não acabe, seus visitantes precisam se adequar a algumas normas para ajudar na preservação do espaço e principalmente ter cautela com os animais que vivem no local. Devido à urbanização do Município ao redor da lagoa ao longo dos anos, muitos animais deixaram de existir, porém ainda observa-se uma diversidade de aves, peixes, capivaras, jacarés, sapos, rãs, entre outras espécies. Tanto que é comum ver capivaras andando normalmente à noite na pista de saúde.
Para que estes animais sejam preservados, os três-lagoenses precisam evitar a pesca na lagoa e soltura de animais exóticos (peixes e aves principalmente) que muitas vezes não possuem predadores naturais e concorrem por alimento com os animais já existentes.
Os frequentadores também precisam manter o controle dos animais já existentes na lagoa e ainda fazer a utilização de espécies de árvores que produzam frutos para os animais.
Outro ponto importante para a preservação da Lagoa Maior é a conscientização da população quanto à disposição adequada do lixo no Meio Ambiente, fato este, que não vem sendo feito principalmente nos finais de semana, onde é notória a sujeira deixada pelos seus visitantes em torno da orla da lagoa, após os eventos promovidos pela Administração Municipal.
ILHA MÓVEL NA LAGOA MAIOR
Um fato que deixa muitos três-lagoenses curiosos é a movimentação das ilhas existentes dentro da lagoa. Comumente se vê as ilhas em diversos pontos, mudando quase que diariamente o visual dentro da lagoa. A ilha de vegetação do espaço tem uma grande importância para a reprodução e abrigo de aves, peixes, entre outras espécies, como as capivaras. Devido à vegetação não ser enraizada, é natural que ela mude de lugar a cada dia, conforme a direção dos ventos que passam pela orla da lagoa.
Segundo especialistas, o uso arames ou similares para prender a ilha são desaconselháveis, pois, além de não garantir sua fixação, pode representar perigo a fauna local. Por isso, seus visitantes precisam se acostumar com as mudanças de local da ilha de vegetação da Lagoa Maior.
Fonte: Da Redação


