Ação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e mobilizou mais de 70 agentes em Três Lagoas e Araçatuba, em São Paulo.
Uma grande operação policial denominada “Sentinela” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 13, em Três Lagoas e Araçatuba (SP), resultando na prisão em flagrante de cinco pessoas e na apreensão de armas de fogo, munições, drogas e dinheiro. A ação teve como foco o combate a crimes de tráfico de drogas, porte e comércio ilegal de armas, violência doméstica e tentativas de homicídio ocorridas recentemente em Três Lagoas.
Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos de forma simultânea nas duas cidades, com a participação de mais de 70 policiais e 20 viaturas das Polícias Civil e Militar. A operação contou com o apoio do Comando de Policiamento de Área (CPA II), do Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental, além de equipes do GARRAS, da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Araçatuba e do CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo), que utilizou uma aeronave no suporte às equipes em solo.
As investigações, conduzidas pela SIG (Seção de Investigações Gerais) e pelo NRI (Núcleo Regional de Inteligência) da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram diversos integrantes de uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas e envolvidos em três tentativas de homicídio registradas na mesma noite, em agosto deste ano, em diferentes bairros da cidade.
Também foram alvos da operação investigados da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) por crime de estupro e da 2ª Delegacia de Polícia Civil, que apura uma tentativa de homicídio no bairro Jupiá. Outras investigações em andamento nas 1ª e 3ª Delegacias de Polícia Civil também contribuíram para o avanço das diligências.
Com base nas provas reunidas, as autoridades policiais representaram pela expedição dos mandados, que foram deferidos pela Justiça após manifestação favorável do Ministério Público. As autorizações partiram da Vara do Juiz das Garantias, do Tribunal do Júri e da Execução Penal, e da Vara da Infância, Juventude e Violência Doméstica e Familiar de Três Lagoas.
Durante as ações, os policiais apreenderam armas de fogo, munições, drogas como maconha, cocaína e crack, além de grande quantia em dinheiro. Dezenas de celulares também foram recolhidos e serão analisados pelo NRI para identificar possíveis conexões entre os suspeitos e novos integrantes da quadrilha.
Os cinco presos em flagrante foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo e munições, e contrabando. A Polícia Civil informou que as investigações continuam, com o objetivo de desarticular completamente o grupo criminoso e identificar todos os envolvidos nas ações delituosas que vêm ocorrendo na região.


