27.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

SMAS conclui capacitação de famílias do Serviço de Acolhimento Familiar

Treinamento finalizado nesta sexta-feira prepara novas famílias para oferecer abrigo temporário e humanizado a crianças e adolescentes

Termina nesta sexta-feira, 7 de novembro, o ciclo de encontros da capacitação com as novas famílias que farão parte do Serviço de Família Acolhedora, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Iniciado na quinta-feira, 6 de novembro, o treinamento tem como objetivo oferecer aos novos voluntários todas as informações e orientações necessárias para acolher, de maneira adequada, crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar.

De acordo com a coordenadora do serviço, Luana Mendonça, quatro novas famílias estão participando da capacitação e demonstram entusiasmo com a oportunidade de acolher uma criança em seus lares.

ORIENTAÇÃO
A capacitação contou também com a presença do Poder Judiciário, que participou ativamente do processo, esclarecendo aspectos legais e orientando sobre as responsabilidades e direitos das famílias acolhedoras.

Segundo a coordenação, o envolvimento do Judiciário é fundamental para garantir a legalidade, a transparência e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes acolhidos, reforçando o compromisso com o melhor interesse da criança.

SUPORTE
Ao acolher uma criança ou adolescente, as famílias recebem acompanhamento contínuo de uma equipe técnica composta por assistente social, psicólogo e advogado, que oferecem apoio e orientações durante todo o processo.

Além da assistência técnica, o serviço também prevê suporte financeiro durante o período de acolhimento, conforme estabelecido pela Lei Municipal que regulamenta o Serviço de Acolhimento Familiar.

SOLIDARIEDADE
O Serviço de Família Acolhedora é uma iniciativa que promove o direito à convivência familiar e comunitária, garantindo que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sejam acolhidos em um ambiente afetivo, seguro e temporário.

Famílias interessadas em participar do programa podem consultar os requisitos e saber mais sobre o processo de adesão clicando aqui.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...

SED publica lista de aprovados em prova objetiva para professor temporário da REE/MS

Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul...