32.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina dia 14

Ressarcimento seguirá disponível após análise das contestações

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios têm até o dia 14 de novembro para contestar os valores diretamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A contestação é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores cobrados indevidamente.

O Ministério da Previdência Social orienta que o procedimento pode ser feito de três formas: pelo aplicativo ou site Meu INSS, pela Central 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou presencialmente nas agências dos Correios que oferecem atendimento assistido gratuito.

No Meu INSS, o beneficiário deve selecionar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e, ao identificar um valor irregular, clicar em “Não autorizei o desconto”. A entidade responsável tem 15 dias úteis para responder. Caso não se manifeste, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

A aceitação do acordo é gratuita e não exige envio de documentos. Após confirmada, o governo devolve automaticamente os valores corrigidos pela inflação, diretamente na mesma conta onde o benefício é recebido. Não é necessário entrar na Justiça para receber.

Mesmo após o fim do prazo de contestação, no dia 14, a adesão ao ressarcimento continuará disponível no Meu INSS e presencialmente nos Correios.

Desde maio, foram registradas 5,9 milhões de contestações, e R$ 2,4 bilhões já foram devolvidos a 3,6 milhões de beneficiários. A devolução está relacionada a mensalidades de associações e sindicatos descontadas sem autorização — situação que atinge cerca de 98% dos beneficiários afetados.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.